Manobra de Heimlich: salvando vidas em segundos

EDITORIAL -

Data 29/12/2023
Horário 04:15

Em meio ao caos imprevisível da vida, situações de emergência podem surgir quando menos esperamos. Uma dessas emergências críticas, que pode ocorrer a qualquer momento, é a obstrução das vias respiratórias. Nesses momentos cruciais, a manobra de Heimlich emerge como o herói silencioso que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Foi o que aconteceu em Sagres, conforme publicado neste diário. A pequena Agnes, com apenas 1 mês de vida, foi salva na quarta-feira, por uma equipe do 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), depois de ficar engasgada com uma dose de remédio. De acordo com o órgão, os PMs estavam em patrulhamento quando foram acionados para atendimento da ocorrência da área rural da cidade. Ao perceberem que a bebê estava em estado de cianose, ou seja, com a pele de coloração azulada decorrente de oxigenação insuficiente do sangue, os oficiais procederam com a manobra de Heimlich, um procedimento rápido para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores, o qual foi realizado com sucesso.
A manobra de Heimlich é uma habilidade crucial que todos devem possuir, pois a asfixia pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento, afetando pessoas de todas as idades. Pode ser um pedaço de comida mal mastigado, um brinquedo pequeno em uma criança ou até mesmo um colapso súbito durante uma refeição. A rapidez com que a manobra é realizada faz toda a diferença na preservação da função respiratória.
A disseminação do conhecimento sobre a esta manobra é fundamental para a segurança da comunidade. A capacidade de reagir rapidamente diante de uma emergência respiratória pode transformar um espectador comum em um herói que salva vidas.

Publicidade

Veja também