Mantenha seu cérebro funcionando

OPINIÃO - Bruno Saia

Data 13/01/2019
Horário 06:00

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que as doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

Desemprego, pobreza e os desafios da vida urbana, principalmente nas grandes cidades, contribuem para que esses dados alarmantes sejam uma realidade, mas a falta de cuidados com o nosso cérebro também é determinante para o aumento no número de casos de doenças que as doenças que afetam nossas mentes.

Ter saúde mental significa ter capacidade de manter o equilíbrio emocional, regular o estresse, lidar facilmente com questões financeiras, driblar problemas familiares e neutralizar medos e inseguranças. Cuidar da saúde mental ajuda a prevenir ansiedade, lapsos de memória, fobias, pânicos e depressão.

Para isso, é preciso estimular o cérebro para que ele esteja preparado para encarar os desafios que a vida nos proporciona. Atividades simples como quebra-cabeças, palavras cruzadas, caça palavras, jogos, desenhos, além de brincadeiras e outras atividades realizadas em grupo são formas simples de se manter o cérebro ativo – além de serem muito divertidas!

Ler, ouvir música, escrever, contar e ouvir histórias, conhecer pessoas e lugares novos também são atitudes necessárias para que sua cabeça esteja funcionando bem independente da sua idade. Todos esses estímulos são fundamentais, mas a ginástica cerebral, praticada de forma sistematizada, pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma mente saudável.

A ginástica cerebral utiliza diversas ferramentas e dinâmicas para melhorar o desempenho do cérebro e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a saúde mental, como autoestima, autoconfiança; além de lidar de maneira positiva com resoluções de problemas.

Foi com a intenção de conscientizar e mobilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental que a Campanha Janeiro Branco foi criada, em 2013.

A prática de atividades cognitivas, uma alimentação balanceada, ingestão de água, fazer exercícios físicos e ter uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida à nossa mente.

Janeiro Branco: mais saúde mental e qualidade de vida para todos!

Publicidade

Veja também