Mãos ao volante? Prudência sempre!

EDITORIAL -

Data 29/12/2021
Horário 04:15

Manusear o celular enquanto dirige - uma prática cada vez mais corriqueira - é proibido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A infração, que aumenta em 400% o risco de acidentes conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), é gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Algo que pode e deve, com certeza, ser evitado.
O balanço da Operação Natal 2021, realizada entre os dias 23 e 26 deste mês nas regiões de Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau, revela um dado assustador: as autuações por uso de celular ao volante cresceram 200% em 2021 em relação à média dos anos anteriores. No total, a 2ª Companhia de Polícia Rodoviária informa que foram 32 autuações neste ano, enquanto a média anterior foi de dez. 
As multas por embriaguez também tiveram alta expressiva, um aumento de 81,25%. Neste ano, 58 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Na média de 2018 a 2020, foram 32.
Dados que mostram total irresponsabilidade de quem está na direção. Falta conscientização e também mudança de comportamento por parte dos condutores, uma vez que nem todos compreendem os riscos e a gravidade dos acidentes que ocorrem por contra do aparelho. A maioria até sabe que é uma infração, mas acredita que, por ser algo rápido, não resultará em nada mais grave. Ledo engano. Um segundo de descuido pode ser fatal.
A recomendação do Detran (Departamento de Trânsito de São Paulo) para o motorista que precisa fazer ou atender uma ligação, ou ainda responder ou enviar uma mensagem, antes de chegar ao seu destino, é simples: estacione o veículo em local permitido e faça o que precisa.
Falar ao celular, enviar sms ou conferir as conversas no WhastApp, mexer no aparelho de som, usar fones de ouvido e tirar fotos, além de não respeitar ao limite de velocidade e dirigir depois de fazer o uso de bebida alcoólica, são inadmissíveis para quem deveria dirigir com atenção e evitar essa triste realidade no trânsito brasileiro: um número cada vez maior de acidentes e de mortes nas estradas.
Quem nunca se deparou na internet, com vídeos compartilhados pelos grupos, mostrando motoristas que foram flagrados cambaleando, xingando o policial ou outras características que revelaram o consumo de bebida alcoólica? Muitos nem o teste fazem, e nem precisa. A situação em que se encontram acaba entregando tudo!
Se o celular é hoje um item indispensável, útil no trabalho, na escola ou até mesmo para diversão, usá-lo enquanto dirige está longe de ser a melhor combinação! 

Publicidade

Veja também