MARA SOARES: “O MOSAICO É ARTETERAPIA”

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 08/04/2020
Horário 04:29
O autorretrato de Mara Soares, em mosaico
O autorretrato de Mara Soares, em mosaico

O mosaico é uma arte milenar que remete à época greco-romana. É uma forma de arte que envolve a montagem de pequenos pedaços de diversos materiais, para criar um padrão que pode ser abstrato ou representacional. A explicação é da arteterapeuta e mosaicista, Mara Soares, 54 anos, moradora em Presidente Prudente, onde mantém seu ateliê. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, homenageando os seus 300 anos de história, é a obra favorita de Mara Soares, entre as 150 peças que já produziu. Entre diversos materiais, utiliza com mais frequência pastilhas, azulejos, cerâmicas, vidros, louças, mármores, orsoni, pasta-vitreas brasileiras. “Procuro diversificar os materiais de acordo com a obra”, diz. Artistas, natureza e filhos são suas inspirações. Cada mosaico tem suas características e dificuldades de elaboração, explica Mara. “Depende muito da obra e material, já levei uma semana e também seis meses para terminar uma peça”.
Mara aproveita os tempos de distanciamento social para dedicar-se aos estudos na arte do mosaico e suas aplicações na arteterapia.

BOM DIA
Vai ficar de braços cruzados esperando tudo melhorar, ou você vai começar a pensar o que fazer quando tudo melhorar? Bora reagir!

AMPLIAÇÃO
Assim que a quarentena passar, uma obra vai ser iniciada com força total: a ampliação do Euromarket, que passará a contar com um centro médico que oferecerá várias especialidades.

EXPERIÊNCIA
Lilian Flait narrou sua experiência em duas empresas de delivery. Uma estava totalmente preparada para o momento que estamos vivendo. Preocupando-se com seus funcionários e com seus clientes. Recebeu álcool assim que fez o pedido e quando foi passar o cartão, a máquina estava sendo esterilizada com álcool 70% e após pegar o lanche, a atendente ofereceu álcool novamente e passou álcool em volta da janela.
Na outra, teve que pedir álcool, ao que foi atendida com uma tampa de refrigerante com um pouco de álcool. “Essa é a diferença entre uma empresa que se preocupa com o que está acontecendo e segue protocolos e outra que faz apenas aquilo que acha pertinente”, comentou.

RIGOR
Quarentena séria na Argentina! Transeuntes estão sendo abordados por policiais. Veículos são apreendidos. Se você não trabalha em setor essencial, pra sair de casa (a não ser farmácia e mercado), precisa se registrar num cadastro on-line. Quem trabalha em setor essencial se registra uma vez só.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também