Maratona / Olimpíada

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 08/07/2021
Horário 06:30

O maratonista irapuruense, Paulo Roberto de Paula, já está pronto para disputar no dia 7 de agosto, mais uma prova nas Olimpíadas de Tóquio. Atualmente está com domicílio em Portugal por ser um ponto estratégico para as diferentes competições que participa a nível mundial. Iniciou suas primeiras corridas, ainda criança em Irapuru e disputava todas as provas com seu irmão gêmeo, Fernando que, por problema de contusão, é hoje o seu treinador. Já tomou a vacina contra a Covid-19 e aguarda a segunda dose para o dia 16. Entre familiares, amigos e admiradores, existe uma grande esperança de que ele consiga uma boa posição em Tóquio.

ONG

Paulo e Fernando constituíram uma ONG, dedicada a preparar crianças para o atletismo. A associação Gêmeos do Brasil atua dentro do município com essa finalidade e tem seus trabalhos mais específicos nos períodos de poucas competições. São conhecidos carinhosamente em Irapuru como “Quinquinhas, referindo-se a seu pai, Joaquim Henrique de Paula o “Quincão”, que foi um dos grandes atletas no futebol de Irapuru.

Alta Paulista / Olimpíadas

A Confederação Brasileira de Atletismo anunciou nesta semana, o nome de mais um atleta na lista dos convocados para defender o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, elevando para três os que estarão defendendo o Brasil, com origem na Nova Alta Paulista, que passa a ser vista como um celeiro de futuros atletas profissionais. Desta feita o dracenense Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP), do salto triplo, é o novo convocado. O aumento na lista se deu, segundo a CBAt, por conta de um remanejamento de vagas feito pela World Athletics.
Mateus se junta à lançadora Izabela Rodrigues da Silva de Adamantina e ao maratonista Paulo Roberto de Paula de Irapuru, como os representantes do atletismo da região da Nova Alta Paulista em Tóquio.

Cirurgia inédita

Um procedimento cirúrgico inédito na Santa Casa de Adamantina foi realizado pela primeira vez, em uma paciente de 73 anos, moradora de Marília. Ela foi submetida a uma cirurgia de prótese total de quadril, procedimento que até então era realizado apenas de forma parcial no hospital local. O procedimento foi realizado pelos médicos ortopedistas Alexandre Ghiraldi e Rafael Hamada Leite e apoio de uma equipe multidisciplinar, com o médico anestesista João Eduardo Zaneri de Figueiredo, além de enfermeiros e demais profissionais que atuam no centro cirúrgico.

Notas falsas

A diretoria da Acip (Associação Comercial e Industrial de Parapuã) fez, na terça-feira, um alerta a comerciantes e consumidores, por conta de um “derrame” de notas falsas de grande valor no comércio local. Segundo a presidente da associação, Eliane Auad, casos foram confirmados em sua loja de roupas, calçados e acessórios infantis,  uma lanchonete e outro estabelecimento.
Em Osvaldo Cruz, também foi registrada circulação de notas falsas no comércio.

Anac

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou ao Senado o nome do Brigadeiro do Ar, Luiz Ricardo de Souza Nascimento, para o cargo de diretor da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil). Ele é irapuruense e filho de José de Souza Nascimento, que exerceu o cargo de prefeito e de Olinda Nascimento. Estudou nas escolas do município, mas foi para São Paulo a fim de ingressar na aeronáutica.

Erradicação de árvores

Segundo um censo coordenado por policial ambiental, no ano de 2000 Irapuru foi apontada como uma das cidades mais arborizadas do Estado. Muitas árvores foram plantadas pela população, mas não foi feito um estudo para os possíveis prejuízos que essas árvores poderiam causar. Na semana, obras foram refeitas por danos causados por raízes de árvores que destruíram uma parede numa galeria no jardim municipal. Uma outra também foi abatida por estar danificando um muro de um escola municipal.

Medicina/formatura

O dia 29 de junho foi um dia histórico para o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI): a colação de grau da primeira turma (T1) do curso de Medicina. A cerimônia, realizada de maneira semipresencial no Auditório Miguel Reale, no Campus II, e transmitida pelos canais da instituição no YouTube e Facebook, foi limitada aos 57 formandos, a alguns poucos convidados e a autoridades acadêmicas e políticas locais, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Reflexão em trovas
Quando se faz uma conversa
Pra resolver coisa a dois,
É melhor que façam logo
Não deixando pra depois.
(José Costa)
 

Publicidade

Veja também