Março Lilás inicia nesta 6ª como alerta para o câncer de colo do útero

Doença é terceira mais frequente entre população feminina, atrás somente do câncer de mama e do colorretal, e é quarta causa de morte de mulheres no país

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 29/02/2024
Horário 09:37
Foto: Divulgação/Prefeitura de Presidente Prudente
Em PP, campanha contará com mutirões noturnos nos dias 14 e 21, em UBSs e ESFs
Em PP, campanha contará com mutirões noturnos nos dias 14 e 21, em UBSs e ESFs

O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás somente do câncer de mama e do colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres no país, segundo o Ministério da Saúde. Daí a seriedade da campanha Março Lilás, que inicia nesta sexta-feira, com intuito de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença. “A importância da campanha é enorme, pois funciona como um alerta para lembrar as mulheres de agendar o cuidado de sua saúde ginecológica e da prevenção do câncer de colo útero. Como é uma área que não temos como saber se está tudo saudável somente olhando por fora, a consulta se torna fundamental para o diagnóstico”, enfatiza a ginecologista Marina Ayabe Gomes Moraes. Em Presidente Prudente, a ação contará com mutirões noturnos de saúde da mulher nos dias 14 e 21 de março, das 17h às 22h.
“A coleta do exame Papanicolau não evita que você tenha o HPV [sigla em inglês para Papilomavírus Humano], mas a prevenção através da vacina, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de lesões precursoras do câncer de colo uterino podem salvar a sua vida. Será que vale a pena? Com certeza, sim”, ressalta Marina, profissional formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu e professora da Estrategiamed e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). 
Explica que, entre as principais causas do CCU, o grande “vilão” é o HPV. “O grande problema é que geralmente o HPV é adquirido pela relação sexual desprotegida e, nem sempre o preservativo masculino, a camisinha, apresenta uma segurança completa contra esse vírus. Porém, ele continua sendo o mais efetivo contra outras doenças sexualmente transmissível como HIV [Vírus da Imunodeficiência Humana], sífilis e hepatite”, relata.
Por conta disso, a ginecologista promove que a prevenção do CCU deve ser realizada através do exame ginecológico, conhecido como Papanicolau, com a coleta da colpocitologia oncótica. “A coleta do Papanicolau está indicada para as pacientes entre 25 e 64 anos. Quando apresentarem dois resultados de exames consecutivos normais, podem ser agendadas nova coleta a cada três anos. Então, se você realizar com frequência seus exames de rotina, é possível dar uma espaçada entre uma coleta e outra de até 3 anos. Você sabia disso?”, questiona a médica.
Frisa que, ainda sobre a prevenção, além do uso do preservativo masculino diminuir o risco de contaminação, é importante lembrar que a vacina contra o HPV é a maior aliada contra uma infecção silenciosa. “Hoje está disponível a vacinação para homens e mulheres dos nove aos 45 anos de idade, contra nove subtipos do HPV, o que previne 90% das doenças vulvares, vaginais e do colo uterino relacionados ao HPV”, esclarece.

Doença silenciosa
Marina declara que o CCU é uma doença totalmente silenciosa. “É justamente esse o alerta. Se você não realizar o exame do Papanicolau, não existe diagnóstico. O sintoma mais comum é o sangramento após a relação sexual. Mas, o ideal é investigar sem nem ter sintomas. Aí que entra a palavra prevenção”, comenta.
Revela que, nos casos de diagnóstico precoce, as chances de cura são “altíssimas”. “Mas, isso para as pacientes que realizam a coleta do Papanicolau de forma rotineira, sem sintomas. Pelo exame, conseguimos identificar as células precursoras, isto é, células com características específicas da infecção pelo HPV, acompanhamos a sua evolução e realizamos os cuidados e o tratamento dirigido indicado para cada alteração”, conclui.

Foto:Cedida
“Consulta é fundamental para o diagnóstico”, enfatiza ginecologista

Campanha em Prudente
Dentre as ações da Março Lilás promovidas em Prudente, nos dias 14 e 21 de março, serão ofertados exames gratuitos, como coleta de preventivo com foco nas mulheres que não colhem há mais de três anos, através de busca ativa e convocação da lista, além de atendimento de demanda espontânea. De acordo com a Prefeitura Municipal, nestas datas, ainda haverá solicitação de mamografia, avaliação odontológica, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de orientações e pequenas palestras sobre saúde em salas de espera, enquanto as mulheres aguardam atendimento.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que terão mutirão no dia 14 de março são: Belo Horizonte, Santana, Ana Jacinta, Cohab e Guanabara. Já as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) são dos bairros Humberto Salvador I e II; João Domingos I e II; Leonor; Maré Mansa; Morada do Sol; Primavera; Regina; Bela Vista e Maracanã.
No dia 21, os atendimentos serão nas UBSs Centro, São Judas, São Pedro, Brasil Novo, Vila Real e Cedral. Quanto às ESFs, na data estarão abertas, das 17h às 22h, Alvorada I, II e III, Cambuci, Guanabara, Marcondes, Nova Prudente, São Pedro, além das unidades dos distritos de Eneida, Floresta, Ameliópolis e Montalvão.
 

Publicidade

Veja também