Marcopolo Attivi inicia cronograma de demonstrações em diferentes cidades brasileiras

Ônibus elétrico da Marcopolo valoriza a expertise da engenharia automotiva brasileira, que desenvolveu modelo robusto e adequado para o mercado nacional

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 01/07/2023
Horário 05:50
Foto: Divulgação
Marcopolo inicia cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca
Marcopolo inicia cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca

Com capacidade de fabricar até 1 mil ônibus elétricos em um ano, de acordo com a demanda do mercado, a Marcopolo inicia o cronograma de operações das primeiras unidades do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca. O projeto avança para a fase de demonstrações em diferentes cidades do país e reforça a alta capacidade produtiva da indústria, graças à expertise da engenharia nacional.

Os modelos vão contar com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade. Nos próximos meses, estão previstas operações assistidas em outras cidades brasileiras. O Attivi Integral já passou por testes em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

“O veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Entre os mercados estratégicos para a circulação do Attivi, está a cidade de São Paulo, que planeja implantar uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos em 2024 e, de forma gradativa, substituir os cerca de 15 mil veículos movidos a diesel que circulam pela cidade.

“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir às necessidades de transporte coletivo eletrificado de conglomerados urbanos. O Attivi Integral é uma solução que prioriza o uso de componentes nacionais e que conta com a tradição e confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, pontua Portolan.

A produção do Attivi Integral está alinhada com a estratégia da Marcopolo, que tem a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização do transporte coletivo mundial. Atualmente, são 370 ônibus elétricos e hídricos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Argentina, Austrália, Índia e Brasil. No território nacional, eles circulam nas cidades de Bauru, Campinas, São José dos Campos, Santo André e São Paulo (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).

Sobre a Marcopolo

Fundada há 73 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

FICHA TÉCNICA ATTIVI

Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg;

Capacidade – até 80 passageiros;

Autonomia de até 250 km e tempo de carga de até 4 horas;

Modelo de plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2;

Motor de tração central com potência de 395 kw e torque de 2800Nm;

Capacidade do eixo dianteiro - 7,6 mil kg;

Capacidade do eixo traseiro 13,0 mil kg;

Comprimento – até 13 m;

Largura – 2,55 m;

Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake);

Direção eletro-hidráulica;

Suspensão pneumática.

Foto: Divulgação

Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo

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