Maria: há 26 anos mantendo a limpeza de PP

Moradora do Parque dos Pinheiros, a margarida não perde o sorriso durante as horas em que presta serviços na cidade

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 08/03/2020
Horário 05:28
Isadora Crivelli: Maria afirma que não pensa em parar de trabalhar
Isadora Crivelli: Maria afirma que não pensa em parar de trabalhar

O sorriso estampado no rosto é característica marcante de Maria Pinto Ferreira, 67 anos. Debaixo do sol quente, as mãos calejadas pelo tempo e o brilho nos olhos mostram a determinação da “margarida” durante o trabalho desenvolvido em Presidente Prudente. Na Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) ela atua há 26 anos limpando as ruas e calçadas da cidade, além de capinar alguns trechos no setor de atuação - ao redor do Parque do Povo.

Moradora do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, a rotina quase não muda: levantar da cama às 4h, sair de casa às 5h para pegar o transporte coletivo às 5h30. No trabalho ela chega por volta das 6h10 onde se prepara para iniciar mais um dia de serviços. Para muita gente ter uma rotina como essa não é viável, mas, segundo Maria, o trabalho é tranquilo, ou, como ela mesma diz: “isso pra mim não é nada, é café pequeno”.

Até porque a jornada da margarida começou na roça, aos 7 anos quando ajudava o pai em uma propriedade rural de Nantes. No decorrer dos anos, constituiu sua família criando dois filhos que deram a ela uma neta e dois bisnetos. Apesar do trabalho intenso para manter a limpeza na cidade, conta que no começo a situação foi mais complicada. “Era um serviço pesadão, porque a gente ia para mutirão, andava em cima de caminhão. Então, aquilo ali era muito cansativo”, lembra.

Durante o trabalho, há aqueles que se incomodam com os carrinhos e vassouras no meio do caminho. De acordo com a margarida, é preciso manter a calma. “Você não pode discutir porque o dono da calçada tem o direito de falar”, conta.

Como em toda profissão, chega um momento em que é preciso parar. No entanto, Maria pensa de outra maneira. “Eu trabalho porque gosto. Enquanto estiver aguentando, estarei sossegada e depois a gente vê o que faz”, “mantendo a força e o sorriso no rosto, porque alegria é o que traz tudo”, salienta.

“ISSO PRA MIM NÃO É NADA, É CAFÉ PEQUENO”
Maria Pinto Ferreira
margarida

 

SAIBA MAIS
De acordo com a Prudenco, na cidade há 113 margaridas e seis mulheres que escolheram serem denominadas como varredor, totalizando 119 funcionárias do sexo feminino atuantes na área de limpeza das ruas, secretarias, escolas, postos de saúde e diversos prédios da Prefeitura.


 

 

Publicidade

Veja também