Marina Botigelli Calvo: "Todo projeto é um campo de pesquisa"

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 25/06/2017
Horário 14:48
Durval Ricci Junior, A ARQUITETA MARINA BOTIGELLI CALVO
Durval Ricci Junior, A ARQUITETA MARINA BOTIGELLI CALVO

Bom dia

"As pessoas que fazem diferença em nossas vidas não são as que têm mais credenciais, dinheiro ou prêmios... São as que se importam conosco."

(Fenix Faustine)

 

Um benfeitor

O Hospital Regional do Câncer recebeu na última sexta-feira a visita de Adilson Rodrigues da Silva, 46 anos, eletricista de Dracena, irmão da paciente Vera Lúcia da Silva. Em 2010, ele foi o doador de medula para a atriz Drica Moraes que lutava contra leucemia mieloide aguda. Durante a visita, o presidente do Hospital, Antônio da Cunha Braga, conheceu a história do eletricista e durante a conversa afirmou que isso só motiva mais ainda ao HRC cultivar esse tipo de trabalho. "Nós estamos iniciando a nossa história. O transplante de medula óssea é um projeto que está inserido aqui no hospital. Nossa região ainda não possui essa prestação de serviço", completou o presidente. Em 2009, Adilson se inscreveu em uma campanha do Redome (Registro Nacional de Doares de Medula Óssea) que estava acontecendo na cidade onde ele mora. O doador conta que chegou ao final das inscrições e que foi a última pessoa a fazer o cadastro. "Acredito que era para acontecer. Eu não gosto de agulhas, não sou fã de hospital, mas algo mais forte me mandou ir até lá naquele dia", completou.

Cinco anos após o transplante, Adilson teve a oportunidade de conhecer a atriz que ficou na casa de sua família. Segundo ele, é gratificante saber que a sua doação salvou a vida de alguém. "Se eu puder, eu doo de novo. Não existem limites para fazer o bem".

 

Galeria 18|21

O Parque do Povo de Presidente Prudente está preste a receber toda a exuberância do Rio de Janeiro com a Galeria 18|21. Com 1,5 mil m² de área construída, este primeiro centro comercial temático da região, transmite a beleza carioca com requinte e sofisticação, para um seleto grupo de consumidores. Mais informações em http://www.galeria1821.com.br/.

 

Gente que estuda

O publicitário Leonardo Ribelatto Lepre, 29 anos, e a esposa Thais Rubia Ferreira Lepre, 30, estão concluindo metade do Doutorado em “Administração na Linha de Marketing e pesquisa do comportamento do consumidor”, pelo Centro Universitário da FEI - Campus São Paulo, após quase dois anos de viagens semanais a São Paulo.  Agora são mais dois anos para o desenvolvimento da tese. Professor e coordenador do curso de Marketing da Toledo Prudente, Leonardo já tem o Mestrado em Educação. - Thais Rubia, graduada em Administração tem o Mestrado em Educação. Atualmente é professora dos cursos de Administração, Contabilidade e Gestão Comercial da Unoeste e Pesquisadora do comportamento do consumidor. “É uma realização profissional, o último e maior título acadêmico”, comentou Leonardo Lepre.

 

Tenente Coronel

Ex-aluno do antigo Externato Zilda Ruiz (atual Colégio Braga Melo), da Escola José Soares Marcondes (Bosque) e do Colégio Anglo Prudentino, atinge o mais alto escalão militar. José Evânio Cavalcante de Brito foi promovido a Tenente Coronel da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro, aos 43 anos de idade, 25 de serviço militar. Atualmente ele mora no México, como Instrutor do Mestrado em Direção Estratégica na Escola Superior de Guerra do Exército Mexicano. Voltará ao Brasil em setembro, nomeado para trabalhar no Comando do Exército Brasileiro, em Brasília. Um orgulho para seus pais, que moram em Prudente, a mãe Socorro, funcionária do Serviço de Vigilância Epidemiológica, o pai adotivo João Lourenço, comerciante, e o tio, Fabio Nougueira, atual Secretário Municipal da Cultura.

 

ARQUITETURA

Marina Botigelli Calvo: “Todo projeto é um campo de pesquisa”

Sempre conectada com diferentes áreas, buscando referências sobre as mais diversas formas de cultura como cinema, literatura, música, teatro, exposições e viagens, fonte de conhecimento e inspiração para o desenvolvimento de projetos exclusivos e personalizados, a jovem arquiteta e professora Marina Botigelli Calvo inscreve seu nome profissional no mercado de Presidente Prudente e região.

“Essas referências transformam nossa percepção de mundo e nos levam a buscar novas experiências”, pontuou.

Formada em 2011 pelo Mackenzie, diz que sentiu-se vocacionada para a área do desenho inspirada no trabalho da avó. D. Tilda, artista plástica.

Após a formatura, permaneceu em São Paulo e trabalhou em escritórios renomados como os de Roberto Migotto e Studio Arthur Casas. “Eles são muito exigentes e criteriosos na execução de cada trabalho, buscando a perfeição”, afirmou. São grandes escritórios, com várias equipes. Marina atuou na área de interiores.  Durante a faculdade, nos escritórios que estagiou e inúmeros cursos em São Paulo (que continua freqüentando),  fez muitos contatos profissionais e diz que se desenvolveu muito.

Retornando a Presidente Prudente fez a Pós Graduação em Projeto Arquitetônico, na UEL (Londrina). Sua monografia foi sobre “Arquitetura Contemporânea Brasileira”.

Há dois anos leciona a mesma matéria, no curso de Arquitetura do Centro Universitário Toledo. Foi por seu convite que o renomado arquiteto Ruy Ohtake esteve na Toledo para uma palestra há poucos dias.

“Estudo bastante e me inspiro na Arquitetura  Contemporânea Brasileira. Para mim, todo projeto é um amplo campo de pesquisa, para aprimorar a Arquitetura”, assinalou. Esse ano ela esteve na Feira Internacional do Móvel de Milão (iSaloni) – buscando referências e tendências na feira mais importante do mundo.

Desde 2011 atuando na área em Presidente Prudente, já desenvolveu grande número de projetos comerciais, clínicas e residenciais  na cidade e região. Seu escritório fica no  Parque Empresarial J. Silva (Avenida da Saudade).

 

Festa Junina

Será dia 8 de julho, a partir das 19 horas,  a tradicional festa junina do San Fernando Clube de campo. Espera-se a presença de centenas de sócios, familiares e convidados. Haverá muita fartura de comidas típicas, brincadeiras, fogueira e grande animação.

 

Marco importante

O prefeito Nelson Bugalho sancionará nesta segunda-feira (26) a lei que cria o Centro de Inovação Tecnológica de Presidente Prudente. A cerimônia ocorre no auditório da antiga Escola de Curtimento de Couro, a partir das 19h, e terá a participação do Subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Strama. Pela mesma lei, a Prefeitura dará nova denominação à Fundação Educacional, que será

“Vicente Furlanetto” (Fundepi). Durante o evento, também serão nomeados os membros do Conselho Curador da Fundepi e a entrega da sala da PoloIn – Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista. Após a etapa solene, Marcelo Strama ministrará palestra sobre Políticas Públicas de apoio à inovação no Estado de São Paulo, que servem de referência para gestores, empresários, startups e demais envolvidos com a área de tecnologia e inovação. Para participar da cerimônia, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Tecnologia, pelo telefone 3902-4427.

 

Ladrão de bike

Recentemente, um amigo da coluna, que estava em Paris, alugou uma daquelas bicicletas públicas e, na volta, enquanto aguardava na fila da devolução, um larápio veio e... zupt!... fugiu com a possante. O brasileirinho, coitado, teve de pagar uma multa de 400 euros.

 

RAPIDINHAS

...

A Art Mulher prepara a festa junina com um circuito para a mulherada perder calorias...Será na próxima quarta feira (28), das 7 às 20 horas.

...

O traje caipira é essencial, com premiações da caipirinha mais bonita e animada, quarta feira na Art Mulher.

...

O Brechó da Vila da Fraternidade funciona todo segundo sábado de cada mês, na avenida Cel. Marcondes, 930. Passa lá para fazer o bem!

...

MF Cursos, de Marcos Froes e Marcos Augusto Froes, ainda estão com inscrições abertas para as turmas da temporada de férias. Aulas começam segunda (26).

...

AutoCAD básico para Arquitetura e Engenharias;  Projeto Estrutural em Cypecad;

e Sketchup completo, são alguns dos cursos de férias da MF Cursos.

...

Ponto final: A água que sai da máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço. Pequenos gestos fazem a diferença.

Publicidade

Veja também