Matarazzo recebe duo de piano e trompete

Segundo ela, com as canções de divulgação de massa na atualidade, o público desconhece o estilo (erudito), que há séculos caminha com a humanidade.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 05/06/2013
Horário 07:54
 

O projeto Música ao Entardecer deste mês apresenta hoje o duo de piano e trompete, com Rebeca Alfaro e Junior Cruz. Com um repertório musical erudito de períodos Romântico, Impressionista, Moderno e Contemporâneo, o evento será no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, às 19h. O encontro é uma realização da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Jornal O Imparcial Rebeca Alfaro foi aluna e hoje atua como professora no local

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola de artes, Maria Cláudia Chizzolini, o objetivo da atividade, que ocorre todas as quartas-feiras de cada mês, é aproximar o público do refinamento das músicas tradicionais e eruditas. Segundo ela, com as canções de divulgação de massa na atualidade, o público desconhece o estilo (erudito), que há séculos caminha com a humanidade.

"Nossa intenção é mostrar às pessoas que o clássico com todas as suas vertentes faz bem à alma. Tudo é uma questão de hábito, então convidamos todos a participarem, para entenderem quão ricas são as canções apresentadas", expõe.

O duo existe há cerca de dez anos e já se apresentou em diversos recitais da escola de artes. Chizzolini conta que Alfaro, que fora aluna da Jupyra, atua hoje como professora, assim como Cruz, "Existe toda uma preocupação com a qualidade do que ofereceremos a cada novo encontro. Grandes compositores são relembrados através de profissionais sérios que se doam nas pesquisas e estudos dos criadores", garante. "Quem tem a oportunidade de estar presente acaba se apaixonando pelas obras de significado singular", destaca.

 

O projeto


Chizzolini conta que o Música ao Entardecer nasceu há quatro anos com o propósito de levar aos mais variados públicos a beleza, o requinte da música erudita. A iniciativa, que foi propagada pelos professores Wladimir Júnior Albano da Cruz e Raquel Vicentini, busca a cada encontro reunir mais pessoas para apreciarem não apenas a execução de uma música, mas algo diferente que perpetua ao longo de muitos e muitos anos.

"Ao longo desses quatro anos, temos oferecido o melhor com todo esmero. Normalmente recebemos cerca de 50 pessoas nos encontros. Isso é pouco, queremos ver este número duplicado. Se pararmos para analisar há tempos atrás esse tipo de evento era privilégio apenas da alta sociedade. Hoje não é tudo gratuito", expressa.

 

Relembrando

Na última apresentação do projeto, ocorreu uma comemoração à parte, quando após 35 anos de carreira, o professor, músico e pianista Alberto Cervellini Filho anunciou sua aposentadoria. Na noite, estiveram no palco alguns de seus alunos e convidados especiais. Entre eles, o Coral Vozes Prudentinas em um concerto especial. Na ocasião, o repertório homenageou dois grandes nomes da música erudita: Johann Sebastian Bach e Frédéric François Chopin.
Publicidade

Veja também