Maus tratos a animais: seja a voz de quem não sabe se defender!

EDITORIAL -

Data 23/04/2023
Horário 04:15

Eles são bons companheiros. Diminuem o estresse. Proporcionam diversão. Reduzem a sensação de solidão e até a depressão. Interagem com as crianças. Dos donos, são os melhores amigos. Quem convive com um bicho de estimação, como cães e gatos, por exemplo, sabe o quanto é bom tê-los sempre por perto.
Porém, quem opta por ter um animalzinho desse em casa tem que cuidar. As vacinas precisam estar sempre em dia, alimentação e água colocadas na hora certa. Banhos e remédios também não podem faltar. Os gastos para os donos são grandes. Mas o amor e o carinho que recebem com certeza compensam tudo. 
Se não for pra tomar conta, pra que ter? São inúmeros os casos de maus tratos a animais divulgados constantemente neste jornal. O mais recente foi divulgado na edição de ontem. Um homem de 64 anos acabou preso e autuado em R$ 3 mil por maltratar um cão em Presidente Epitácio, na quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a ocorrência foi atendida na Vila Sobral, onde os agentes constataram que ele estava muito debilitado, com vários ferimentos e lesões. Uma testemunha disse que o tutor do cachorro havia levantado o animal e o jogado com força no chão. Imagine a cena. É de cortar o coração.
O envolvido foi conduzido até a delegacia local, onde o delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante delito. Ele está à disposição da Justiça. Por parte do policiamento ambiental, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil por praticar ato de maus-tratos a animal doméstico. O cachorro permaneceu no Centro de Zoonoses, onde recebeu os primeiros atendimentos, e ficará em tratamento até estar em condições para ser encaminhado à adoção.
Final feliz? Quem sabe... Vai depender (na sorte) de quem o adote. Atrocidades com animais, infelizmente, ocorrem a todo momento. E até de quem menos se espera. Denúncias, nestes casos, devem ser feitas. E podem ser realizadas de forma anônima. Passe o que conseguir, fotos, vídeos, testemunhas ou pelo menos o local da ocorrência e informações sobre a pessoa.
Qualquer ato de maus tratos, como abandono, espancamento, deixar o animal no sol, chuva ou frio, sem ventilação ou água, entre outros, deve ser levado à polícia. Não dá pra aceitar que crimes como este continuem acontecendo. Optou por ter um bicho de estimação? Cuide! Presenciou ou sabe de alguém que está deixando de cuidar e maltratando? Denuncie! A vida deste animal pode estar em suas mãos...


 
 

Publicidade

Veja também