Medalhas nos Jogos Regionais são importantes, mas a experiência também vale muito...

EDITORIAL -

Data 15/07/2023
Horário 04:15

Com estreia já neste sábado, em algumas modalidades, Presidente Prudente participa com 350 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes  e pessoal de apoio, da 65ª edição dos Jogos Regionais. Realizado pela Secretaria Estadual de Esportes, através da 7ª Região Esportiva do Estado de São, o evento segue até o dia 23 deste mês, com disputas em duas cidades, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo. As competições envolvem esportistas de 65 municípios, de diferentes idades, homens e mulheres, divididos nas categorias livre e sub-21.
Na edição de ontem, O Imparcial trouxe reportagem apresentando os detalhes desta edição. Até o fim do evento, a participação dos prudentinos será destaque por aqui. Ao todo, a capital da Alta Sorocabana competirá em 25 modalidades, sendo elas: atletismo masculino e feminino – livre; badminton masculino e feminino livre; basquetebol masculino – sub 21; biribol masculino livre; bocha masculino livre; damas masculino sub-21; futebol masculino sub 21; futebol feminino livre; futsal masculino e feminino livre; handebol masculino e feminino – sub-21; malha misto – livre; natação masculino e feminino – livre; tênis masculino livre; vôlei de praia masculino e feminino livre; voleibol masculino e feminino livre; e xadrez masculino sub 21.    
Há muitas chances de pódios. Os atletas estão na expectativa. Se prepararam para isso. Levam o nome da cidade longe. Conseguir medalhas é extremamente importante não só para a equipe ou a cidade representada, mas também para o crescimento profissional deste jovem que, muitas vezes, sem condições financeiras, abriu mão de outas coisas para conseguir viajar, ou até mesmo do trabalho e algumas horas do estudo, para se dedicar aos treinos. Mas ser campeão não é tudo, não é o principal. Um dia você perde, no outro você ganha... Depende do dia, do estado emocional do atleta, do adversário que se tem pela frente...
Há muitas outras coisas que ficam. Eventos como os Jogos Regionais são uma oportunidade de promover a integração e o espírito esportivo entre as cidades participantes, além de revelar talentos nas diferentes categorias.
A competição promove a saúde, por meio da atividade física; incentiva a prática do esporte entre os atletas e também entre as pessoas que assistem. Ajuda a divulgar certas modalidades, para alguns, desconhecidas.  Apesar de serem adversários em campo, quadra ou nas piscinas, nada impede que novas amizades sejam feitas e conhecimentos adquiridos. Medalhas são importantes sim, mas a experiência também conta muito...
 

Publicidade

Veja também