Médica fala sobre benefícios e falta da vitamina D no organismo

Exposição ao sol entre 10 e 15 minutos é o suficiente para a síntese, bem como alguns alimentos como o salmão, atum, sardinha, cogumelos, gema de ovo, carnes e leite, e suplementação

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 24/07/2022
Horário 10:14
Foto: Reprodução/drauziovarella    
Alimentos ricos em vitamina D: salmão, atum, sardinha, cogumelos, gema de ovo, carnes e leite
Alimentos ricos em vitamina D: salmão, atum, sardinha, cogumelos, gema de ovo, carnes e leite

Para evitar a carência da vitamina D, a medicina recomenda que todos os seres humanos tomem diariamente banho de sol. Segunda a médica generalista Ingra Maria Ceribelli Florentino, 25 anos, que atua na medicina estética, uma dose diária de 10 a 15 minutos de exposição solar é o suficiente para a síntese de vitamina D. “A faixa etária mais acometida pela deficiência dessa vitamina é a população idosa”, expõe a médica prudentina.
Ela lembra que a exposição em horários inadequados é prejudicial à saúde da pele, porque pode causar desde eventos agudos como queimaduras, a eventos crônicos como envelhecimento da pele, manchas solares, ressecamentos até o câncer de pele, como por exemplo, o melanoma. Por isso o ideal é que não se tome sol entre 10h e 16h.
Além do banho de sol, Ingra diz que alguns alimentos são excelentes fontes com alto teor de vitamina D, como o salmão, atum, sardinha, cogumelos, gema de ovo, carnes e leite.
A médica explica que a vitamina D é um hormônio esteroide que tem como principal função a regulação do metabolismo ósseo. É produzida, de forma endógena, nos tecidos cutâneos após a exposição solar, e também, como citado acima, obtido pela ingestão de alimentos específicos ou por suplementação. 
“A vitamina D atua na saúde óssea, no crescimento, na imunidade, musculatura, metabolismo e em vários órgãos e sistemas, como cardiovascular e o sistema nervoso central. Estudos apontam que ela participa no controle de morte das células, ajudando a diminuir a formação de células deficientes, que provocam o aparecimento de câncer”, salienta a médica.
Logo, a deficiência dessa vitamina pode causar o enfraquecimento ósseo e, com isso, o aumento do risco de fraturas. Dor e fraqueza muscular, risco de aumento de síndrome metabólica em mulheres na pós- menopausa, de desenvolvimento de hipertensão arterial, alterações do colesterol e cardiovascular.
A carência de vitamina D no organismo pode ser diagnosticada através do exame laboratorial para vitamina D – 25(OH)D, onde: deficiência: < 20 ng/mL; valores normais para a população geral: de 20 a 60 ng/mL; valores ideais para população de risco: de 30 a 60 ng/mL.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
* Fortalecimento ósseo e dos músculos;
* diminuição do risco de fraturas (pois reduz as quedas e fortalece os ossos);
* modulador do sistema imune.

Foto: Vison Color


Ingra: “A vitamina D é um hormônio esteroide que tem como principal função a regulação do metabolismo ósseo”

Publicidade

Veja também