Médico aborda DSTs no 2° dia da Sipat

No evento, Pirajá apresentou dados mundiais que relatam o aumento da disseminação das doenças sexualmente transmissíveis

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 21/08/2013
Horário 08:51
 

O segundo dia de palestras da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Unificada 2013, realizada no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Presidente Prudente, foi ministrado pelo infectologista André Luiz Pirajá da Silva, que discorreu sobre "DST : doenças sazonais". Durante a apresentação, o profissional interagiu com a plateia e apresentou, de forma descontraída, dados mundiais que relatam o aumento da disseminação das DSTs, principalmente entre as mulheres.

Jornal O Imparcial Infectologista contou com a participação da plateia durante palestra, ontem pela manhã

"A adesão dos trabalhadores foi excelente. A participação deles por meio de ações de esclarecimento como a Sipat, têm como missão estimular a prevenção de doenças, trazem informações sobre a melhoria na qualidade de vida dos funcionários, gerando assim benefícios para o empregado e para a empresa", acredita o médico. Conforme o profissional, tais patologias, quando não tratadas, podem ocasionar complicações que, consequentemente, devem gerar afastamento do trabalho, causando prejuízo ao empregador. "A importância da prevenção, do controle e do tratamento precoce dessas doenças devem ser constantemente reforçadas. Na oportunidade, pudemos discutir sobre essas questões de educação social", acrescenta.

Silva ainda ressalta o valor do cuidado das empresas com a saúde do empregado. "É um dever das instituições instruir e orientar seus profissionais. A prevenção é um investimento e, até agora, acredito que seja a melhor forma de tratamento para que não ocorram maiores problemas", completa.

 

Participantes


Além de funcionários de O Imparcial, profissionais da Caiado Pneus, Caiado Fiat, Bebidas Funada e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), parceiros na realização do evento, também estiveram presentes. O agente de saneamento ambiental da Sabesp, Igor Perussi, 32 anos, considera a iniciativa importante. "Essa palestra esclarece algumas de nossas dúvidas, porque, às vezes, temos medo ou vergonha de perguntar ao médico", comenta. A analista de Recursos Humanos da Funada, Fabiana Andrade, 32 anos, participa pela primeira vez da Sipat e afirma que a semana é uma forma de prevenção para os empregados. "Creio que seja uma oportunidade para adquirirmos conhecimento e, também, uma forma de promover a interação entre funcionários", finaliza.

 

Próximas atividades


As apresentações desta edição da Sipat, que tem como tema "Prevenção: vamos curtir e compartilhar essa ideia", tiveram início na segunda-feira e continuam hoje, com a palestra "Motociclista", ministrada pelo instrutor de cursos de educação e técnicas no trânsito do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Luciano Cenedese. Amanhã, o tema discutido será "A importância do uso dos EPIs ", de responsabilidade do técnico de Segurança do Trabalho, Odair da Silva Cavalcanti. Para fechar o ciclo de palestras, na sexta-feira, o professor de Educação Física, Paulo Cezar da Costa Leite, que também é fisioterapeuta e fisiologista, explanará sobre "Pilares de uma vida saudável". Excepcionalmente nesta data, o evento inicia às 14h. Haverá ainda sorteio de vários brindes e apresentação de hip hop.

Publicidade

Veja também