Médico alerta para os riscos e cuidados com o glaucoma

SINOMAR CALMONA

Oftalmologista, Lenine Botigeli, especialista em Glaucoma e Catarata

COLUNA - Sinomar

Data 26/05/2022
Horário 05:15
Foto: Thyane Brito

Hoje (26/05), é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – uma das doenças oculares que mais preocupa a humanidade, provocando casos de cegueira irreversíveis. De acordo com o oftalmologista, Lenine Botigeli, especialista em Cataratas e Glaucomas, da equipe da Visare Hospital de Olhos, “o glaucoma é uma doença do nervo óptico (neuropatia óptica) causada principalmente pela elevação da pressão intraocular (pressão dentro dos olhos), levando a uma perda progressiva das fibras nervosas”.

Fatores de risco
O especialista do Hospital de Olhos Visare explicou que o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma é a pressão intraocular elevada (acima de 21mmHg). 
“Mas deve-se levar em conta pessoas acima de 40 anos, histórico de glaucoma na família, alta miopia, raça negra, diabetes, após trauma ocular, uso contínuo de corticóides”, pontuou.

Sintomas
Na maioria dos casos (glaucoma de ângulo aberto), a doença não apresenta sintomas, explicou o oftalmologista, Lenine Botigeli: “Na fase inicial, afeta a visão periférica e a pessoa não percebe, e a pressão intraocular não é alta o suficiente para causar dores oculares. A perda da visão central só ocorre nos estágios mais avançados da doença. Nos casos de glaucoma de ângulo fechado agudo, é comum dor ocular súbita e intensa com embaçamento visual.”.

O tratamento
De acordo com Lenine Botigeli, o tratamento do glaucoma se baseia na redução da pressão intraocular, tendo cada indivíduo uma pressão alvo. “Na maioria das vezes, conseguimos ter sucesso no controle da doença apenas com o tratamento clínico, através do uso de colírios hipotensores. Há também opções de tratamento a laser como a trabeculoplastia seletiva a laser (SLT). Em caso de não conseguirmos o controle da pressão com o tratamento clínico, é necessária a realização da cirurgia, sendo a mais comum a trabeculectomia. Há cura ou apenas meios de controlar a doença? Por ser uma doença crônica, não tem cura. No entanto, pode ser controlada”.

Rapidinhas
...
Hoje é o Dia do Revendedor Lotérico.
...
Neste mesmo dia, Tóquio era destruída em bombardeio, na 2ª Guerra Mundial. Em 1992, era instaurada a CPI do esquema PC, que derrubou Fernando Collor.
...
Levei minha coluna para o Instagram, e o pessoal está gostando.
...
Leitor pediu uma campanha para que os motoristas de Presidente Prudente respeitem a faixa da esquerda, usando apenas para ultrapassar.
...
Maria Angélica e Antonio Claudio Bongiovani vivem a emoção de serem avós pela primeira vez, com o nascimento de Clara, filha de Claudinho Bongiovani e Flavia Caroline Marsola.
...
Azul Viagens divulga pacote de excursão all inclusive para Porto Seguro, com voo de Prudente direto para a Bahia e hospedagem no Ondas Praia Resort, de 17 a 24 de setembro. Vamos nessa?
...
Não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço; mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço...
...
Programação do Bom dia Tênis Clube Especial do próximo domingo está recheada de atrações. 
...
Além dos shows da Vibe Positiva, João Marcelo & Juliano e Lucia Haidamus e sua banda, o Tênis Clube oferecerá pipoca, algodão-doce, pula-pula, refrigerante e 300 litros de chope (claro e escuro) gratuitos, no domingo.
...
Ponto final: Viva com simplicidade. Seja gentil!

Publicidade

Veja também