Médico defende tese sobre leishmaniose

Sinomar

COLUNA - Sinomar

Data 12/05/2018
Horário 11:40
Cedida
Cedida

Rodrigo Sala Ferro, medico infectologista, 28 anos, apresentou com sucesso a dissertação de mestrado na Unoeste, com o tema “Novo cenário da distribuição espaço-temporal da leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, com ênfase no oeste paulista”. A tese defendida pelo jovem infectologista prudentino repercutiu em reportagens na Folha de São Paulo, Veja On Line e Yahoo. Agora ele está atualizando novos dados para submeter sua pesquisa à literatura científica. Segundo Rodrigo Sala Ferro a leishmaniose, doença transmitida por um mosquito que contamina seres humanos e cães, está se espalhando por municípios do Estado e avança em direção à capital. Formado em 2013 na Unoeste, fez a Residência Médica no HR, e hoje trabalha na Rede de Cuidados Continuados da Unimed, no Hospital Regional e nas prefeituras de Presidente Prudente e Álvares Machado.

 

Bom dia

Diga o melhor. Pense o resto" Anônimo”

 

Cerveja

Apaixonados por cerveja artesanal de Presidente Prudente e região agora contam com quatro opções de marcas locais disputando suas preferências.

 

Marketing

Profissionais de marketing locais vão expor suas experiências, dia 26 de maio, na Toledo, evento dirigido a pequenos empresários e profissionais.

 

Lava-jato

A vida do policial federal Newton Ishii, famoso por participar da prisão de autoridades, será mostrada em livro do jornalista Luís Humberto Carrijo, a ser lançado em julho. O título não poderia ser outro: “O Japonês da Federal”.

 

Sucesso

A blogueira de moda Amanda Lima comemora o sucesso do seu quadro na Band Cidade, todo sábado às 11h30, impulsionada pelos 20 mil seguidores no Instagram. Ela foi uma das convidadas do São Paulo Fashion Week para assistir aos desfiles das marcas Osklen e Modem.

 

Pré-congresso

O oftalmologista Claudio Vieira, diretor do Visare Hospital de Olhos, coordenou o pré-congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia, realizado semana passada no Aruá Hotel. O 18º Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia será realizado de 21 a 23 de junho, em São José do Rio Preto.

 

VISITA TÉCNICA Alunos de Arquitetura e Engenharia da Toledo conhecem o Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Câncer. De acordo com os professores Marcos Froes e Roberto Ito “objetivo foi estudar as soluções arquitetônicas adotadas na construção, mas todos se sentiram gratificados em ver o hospital pronto para atender e salvar vidas!”

 

Semana do MEI

Microempreendedores Individuais e interessados poderão ter orientações do Sebrae-SP, de 14 a 19 de maio. Escritório vai funcionar das 9h às 20h durante a semana e das 9h às 15h, no sábado.

 

Palco

Equipe da Cia do Corpo Escola de Dança comemora aprovação de dois trabalhos no Enac 22 – Encontro das Artes do Corpo, tradicional Mostra de Dança. A bailarina e professora Camila Cardoso apresenta “Variação Gamzatti” e as aluna executarão, às 20h de hoje a coreografia “Teens”, no Centro Cultural Matarazzo.

 

Visitem

Boa dica para o final de semana é visitar o stand de vendas e a casa decorada, abertas ao público no canteiro de obras do residencial Essenza House & Garden. O condomínio, com 75 casas prontas, projetado pelo arquiteto Paulo Joaquim, está localizado na Estrada Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, ao lado do Village Damha. Informações: (18) 3908-1762.

 

Gerando sonhos

Casa da Amizade do Rotary Sudoeste doou fraldas e materiais para confecção de enxovais para bebês, roupas, banheiras e brinquedos, ao projeto “Gerando Sonhos”. O projeto atende grávidas carentes em bairros pobres da cidade, não tem nenhum tipo de ajuda governamental, foi criado e se mantém com doações e o esforço e dedicação de apenas uma mulher, uma guerreira, D. Cida. O local dos cursos é uma sala cedida pela prefeitura em um posto de saúde do bairro.

 

Menino Caram

Samuel Caram, estudante de 18 anos, de Prudente, ganhou um prêmio muito importante no final da semana passada na Nova Scotia, Canadá, onde faz um ano de High School. Foi escolhido entre intercambistas de todo mundo, como destaque de participação nos esportes. Ele faz o programa pela agência WesBrasil.

 

Croissants

Para os admiradores da produção e sabor dos pães artesanais, os chefs Carlos Henrique Mancuzo e Cintia di Santi realizam mais um Festival de Croissants, com variados sabores e recheios, nesse final de semana, no Empório Nelore de Ouro.

 

Ex-aprendiz da CAC é Doutor em Matemática

Menino que vendia talões de zona azul nas ruas de Presidente Prudente agora é Doutor em Matemática. José Vanterler, agora com 32 anos, visitou a CAC anteontem e foi recebido com festa. “Sua história é um exemplo”, saudou o presidente Felício Sylla. Aos atuais aprendizes, reunidos para ouvir seu depoimento, contou que tem orgulho em dizer que o primeiro trabalho foi na Zona Azul aos 16 anos, como aprendiz da CAC. “Esse início como aprendiz foi fundamental para minha caminhada profissional”, relatou. Depois de trabalhar um ano na zona azul, foi encaminhado para o escritório e trabalhou na CAC até os 26 anos. Durante o período, fez a Faculdade de Matemática na Unesp, o mestrado e agora o doutorado. “Vanterler é um grande exemplo! Assim como ele temos em várias partes do país jovens que tiveram na CAC um ponto de apoio para realização dos seus sonhos”, disse Milton Yamamoto, diretor da Casa do Aprendiz Cidadão.

Presidente da CAC, Felício Sylla, a gerente administrativa Marina Zanelato Costa, o matemático José Vanterler e o diretor Milton Yamamoto

 

RAPIDINHAS

No dia 12 de maio é comemorado o “Dia da Mulher Policial Militar”.

Rita Lee lança seu segundo livro, em junho, intitulado “avoRita”, que irá traçar panorama geral, por meio de fotos e causos, da vida e obra da artista.

Mutirão da Campanha do Agasalho percorrerá 20 bairros nesse sábado.

Fundo Social de Solidariedade lembra que além dos mutirões, a Campanha do Agasalho conta com dezenas de pontos fixos espalhados pela cidade.

Ponto final: Obrigado mães!

Veja também