Medidas simples são essenciais para que as férias não terminem em tragédia!

EDITORIAL -

Data 20/12/2023
Horário 04:15

Sexta-feira já é verão! A proximidade da estação mais quente do ano, junto com as festas de fim de ano e o período de férias, é de alegria para grande parte da população brasileira, principalmente para as crianças. Mas para o Corpo de Bombeiros, a palavra da vez é “preocupação”. 
Ainda que os números mais recentes divulgados tenham apontado para estabilidade no número de afogamentos na região em 2023 – passando de cinco ocorrências de busca de cadáveres em 2022 para quatro neste ano, e de um para dois, o número de afogamentos em curso, que é quando os Bombeiros atuam para salvar a vítima -, vale a pena o alerta!
Com o calor e a intensa movimentação em piscinas, rios, lagos e praias,  é bastante comum, na maioria das vezes por descuido, um crescimento expressivo no número de afogamentos, nesta época, em diversas partes do país.
O problema é que muita gente, mesmo sabendo de todo o perigo, se arrisca e até ignora os avisos de alerta existentes no local. Cuidados básicos, como respeitar as bandeiras de sinalização, por exemplo, podem evitar grandes transtornos. Elas avisam onde não pode ficar. 
Lugares onde não há presença de salva-vidas devem ser evitados. Entrar na água após ter ingerido bebida alcóolica ou com o estômago cheio também nem pensar. Nade longe de pedras, estacas ou piers. Crianças na beira da água precisam estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis, sendo muito importante ainda o uso de coletes. Saia imediatamente da água se a previsão for de chuva. 
Diversas são as cidades da região que dispõem de balneários, represas, e que contarão com festas para a virada 2024. Todas seguem em ritmo acelerado com os preparativos, seja na escolha da banda, venda de convites ou montagem das estruturas e decoração. O mais importante, no entanto, é oferecer segurança aos turistas. E, mais do que isso, que cada um faça sua parte, curtindo de forma segura.
 

Publicidade

Veja também