Meio ambiente - hoje

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 11/11/2021
Horário 03:31

A Sala Verde REAP e colaboradores têm a grata satisfação de convidar a comunidade para participar do evento, “II Encontro Regional de Conselhos Municipais de Meio Ambiente: Tecendo redes”, que ocorrerá hoje, às 9 horas, por meio do YouTube da Sala Verde REAP. O objetivo deste encontro online é promover um espaço para troca de experiências locais, esclarecimentos e desafios dos municípios da Nova Alta Paulista, com a participação de Lourdes Alves Grassi (coordenadora de Meio Ambiente e Interlocutora do PMVA de Tupi Paulista) e Minéia Andrade Assmann Cazari (coordenadora de Educação Ambiental da Semaa, interlocutora do PMVA e oresidente do Comdema de Ourinhos) e mediação da Sala Verde REAP e colaboradores.

Quem mais
Além das convidadas, haverá também a participação de outros conselheiros da Nova Alta Paulista, das microrregiões de Tupã, Adamantina e Dracena, para diálogos de trocas de experiências, no sentido de tecer redes.

CGH na região
O Rio Aguapeí, no trecho de Salmourão, deve ganhar uma CGH (Central Geradora Hidrelétrica), pequena usina que utiliza a força e pressão da água para gerar energia elétrica. Para efetivação do empreendimento, um estudo técnico analisou as potencialidades do local, os impactos ambientais e os benefícios socioeconômicos. A hidrelétrica deve ser instalada na propriedade da família Wirth, que, visando à preservação do entorno, “entende que a forma mais adequada de promover o desenvolvimento local é por meio da implantação de um empreendimento de baixo impacto ambiental e alto retorno social e econômico”.

Teatro
Adamantina volta, neste fim de semana, a fazer parte da rota dos teatros no interior paulista. As peças, que promovem muito mais que diversão, mas, principalmente, a reflexão, o conhecimento e estimula o pensamento crítico, são uma fonte cultural importante para a população. A primeira apresentação ocorre neste sábado (13), quando o Anfiteatro Fernando Paloni recebe a Cia. Mênades & Sátiros com a peça “A morte do funcionário”, de Anton Tchekhov.

Notas falsas
A Polícia Militar emitiu em Osvaldo Cruz alerta sobre cuidados ao receber notas de valores altos nos pagamentos. Segundo o alerta, novamente, estão circulando no comércio local notas falsas. A recomendação é utilizar os métodos de conferência  como canetas detectoras, APP e site do Banco Central.  E, em casos de nota falsa, acionem a Base Comunitária da Polícia Militar pelo telefone (18) 3528-1361. As autoridades estão trabalhando no sentido de localizar os autores do derrame de notas falsas, para chegar até os responsáveis pela impressão. 

Lixo prudentino
Começou nesta terça-feira (9) o processo de transporte do lixo urbano de Presidente Prudente para um aterro privado de Adamantina na Nova Alta Paulista. A empresa foi vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente em caráter emergencial, diante do esgotamento e fechamento do aterro municipal da cidade. O transbordo dos primeiros caminhões da coleta da cidade à carreta que irá transportar o lixo a Adamantina ocorreu pela manhã.

Suspensão de paralisação
O grupo de ex-trabalhadores da Usina Floralco, de Flórida Paulista, que realizaria uma manifestação pacífica em frente ao Fórum da Comarca nesta quarta-feira (10), decidiu suspender o movimento por tempo indeterminado. A manifestação seria realizada com o intuito de cobrar maior agilidade nos pagamentos dos direitos trabalhistas e outros encargos aguardados pelos trabalhadores há anos e que com a venda da usina, propriedades rurais e outros patrimônios pertencentes aos ex-proprietários da Floralco ficaram mais próximos de acontecer. A decisão foi tomada em conjunto pelos trabalhadores após os advogados que os representam orientarem a aguardar o que a Justiça tem a apresentar no próximo dia 19 de novembro, data essa em que está marcada uma reunião que contará com a presença de membros do Judiciário e representantes da classe.

Filosofando em trovas
Dois verbos que neste mundo
Devemos bem conjugar,
Um é o verbo da humildade
E o outro é o verbo amar.

Publicidade

Veja também