Quatro membros do Núcleo Diocesano do Setor Juventude e dois padres da Diocese de Presidente Prudente estão em Roma participando do Jubileu da Juventude, evento internacional que integra o calendário do Ano Santo 2025, convocado pelo Papa Francisco. A programação teve início na segunda-feira e segue até domingo, 3 de agosto.
Representando a diocese, participam da peregrinação o padre Rodrigo Fernandes do Nascimento, assessor eclesiástico do setor, e os jovens Guilherme Cavasso, Camila Almeida, Christian Pires e Thiago Furtunato, além do padre Anderson Lima, que também acompanha o grupo.
A programação do Jubileu conta com uma série de atividades espirituais e momentos de encontro com jovens de diversos países. O evento teve início com a Santa Missa de abertura na Praça de São Pedro. Ao longo da semana, os participantes viverão catequeses, celebrações penitenciais, momentos de adoração, espiritualidade e convivência fraterna, além de uma audiência com o Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Nesta quinta-feira, o padre Rodrigo presidirá uma celebração especial às 7h15 na Capela de São Columbano, nas grutas da Basílica de São Pedro. Já na sexta-feira, o destaque será o Sacramento da Reconciliação, com confissões disponíveis aos milhares de jovens presentes. O ponto alto do encontro ocorrerá no sábado à noite com a vigília com o Papa Leão XIV, momento de intensa oração e adoração eucarística. No domingo, o Jubileu se encerrará com a Missa de Envio, celebrada na Universidade de Roma Tor Vergata.
Foto: Cedida - Evento conta com missas e até audiência com o papa
Padre Rodrigo expressou sua emoção ao viver essa experiência junto à juventude da Diocese:
“Estou muito feliz em estar aqui, um sonho que se realiza em conhecer o coração de nossa igreja, a cidade eterna, ver tudo isso nos faz querer cada vez mais amar a igreja e a ela servir. É uma alegria imensa poder participar do Jubileu dos Jovens representando nossa diocese e poder viver esta experiência da força da juventude, sua alegria e seu entusiasmo. Isso nos faz ver a grandeza do amor de Deus na vida dos jovens de tantas nações que proclamam nestes dias a alegria de serem cristãos e pertencerem a este rebanho”.
“O Jubileu da Juventude faz parte da preparação espiritual para a Jornada Mundial da Juventude de 2027 e reforça o chamado do papa a uma igreja sinodal, missionária e viva, que caminha com os jovens, reconhecendo neles o presente e o futuro da evangelização”, acrescenta a diocese.