Neste dia em que se comemora o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, são lembrados muitos nomes imortalizados pela denominação em ruas e praças públicas deem Presidente Prudente. Um deles é o médico Enio Botelho Perrone, pai do também médico e atual vereador, Enio Perrone. Em 1932 aos 19 anos, ele se alistou e foi para a frente de batalha, em Jaú. O filho, atual, vereador na cidade, lembra que o pai talvez tenha sobrevivido porque contraiu uma pneumonia na frente de batalha, e acabou internado, sendo tratado pelo Dr. Ademar de Barros Filho, que era o médico da Revolução, e depois elegeu-se Governador do Estado.
SHOKONSAI
Culto budista na capela do cemitério japonês, abre as celebrações do Shokonsai, hoje às 9h, em Álvares Machado. A colônia japonesa realiza a festa para cultuar seus antepassados. O evento completa 102 anos e é realizado no Cemitério Japonês do município. Um século de muitas histórias marcadas por lutas, perdas, perseverança, conquistas e, principalmente, gratidão.
PROGRAMAÇÃO
O destaque principal, como todos os anos, no Shokonsai é o ritual das velas e, nesta edição, a gastronomia nipônica. Na programação de hoje haverá a inauguração do Tori, o portal japonês, às 10h. Às 11h, oração pela paz no monumento dos soldados falecidos na Segunda Guerra Mundial. Após a abertura oficial, às 11h15, será aberta a praça de alimentação, servindo as delícias da cultura nipo, como: sushi, temaki, sashimi de tilápia, sashimi de salmão, karaage, sobá, gyudon, yakisoba, guioza, tempurá, yaki manju, mochi, karintô, sorvete frito, além de pastel e espetinho.
ESPIRITUALIDADE
O japonês tem um nível de espiritualidade diferente. O dia do Shokonsai é o dia que ele está convidando às almas de todos os antepassados para voltarem. Para o japonês, ter os antepassados novamente com eles é motivo de alegria. Por isso, entregam flores, comidas que os antepassados mais gostavam e, além de tudo, tem música. Tem tudo que significa alegria.
TRADIÇÃO
“O Shokonsai é um grande marco. Estamos passando para uma era totalmente diferente. A tradição que, até então, foi trazida dos nossos antepassados [e ainda a mantemos] certamente vai mudar, mas nessa mudança acredito que nossos jovens que estão acompanhando herdarão esse legado e levarão adiante, destacou Toshio Koketsu, presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira da Alta Sorocabana.
MISTÉRIOS
Uma curiosidade da celebração japonesa Shokonsai, em Álvares Machado: nunca choveu nos mais de 100 anos da festa e todos têm a impressão que pára de ventar pois as velas permanecem acesas durante o dia inteiro em todos os túmulos. Outro mistério do Shokonsai é registrado no ritual das velas. Às 17h30, voluntários colocam uma vela em cada túmulo e todas queimam por inteiro.
JORDÃO AMORIELI E LUIZ BOTIGELLI, NO EVENTO DA VOLKSWAGEN
Liane Veículos participou
da convenção nacional VW
A marca Volkswagen anunciou um investimento de 1 bilhão de euros (1,09 bilhão de dólares ou 5,21 bilhões de reais na cotação atual) para o seu crescimento na América Latina, especialmente no Brasil, onde a empresa deseja crescer 40% até 2027, informaram Luiz Botigeli e Jordão Amorieli, da concessionária Liane Veículos, que participaram da convenção da marca, no último dia 4 de julho. O investimento, previsto até 2026, será especialmente destinado ao "desenvolvimento de motores de combustão a etanol" e ao lançamento de novos modelos, informou o grupo aos seus representantes.
O projeto promoverá a comercialização de 15 novos modelos de veículos elétricos e "flex-fuel" (que aceitam vários combustíveis) até 2025. Também incluirá carros híbridos.