Menina de 6 anos com síndrome de Down é 1ª a receber dose pediátrica em Prudente

Julia Goi Carvalho compareceu à UBS do Jardim Vila Real acompanhada pela mãe, Beatriz: "um grande alívio"; imunização do público infantil começou nesta segunda

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/01/2022
Horário 16:57
Foto: Marcos Sanches/Secom
Primeira prudentina imunizada com dose pediátrica foi Julia Goi Carvalho, de 6 anos
Primeira prudentina imunizada com dose pediátrica foi Julia Goi Carvalho, de 6 anos

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente iniciou nesta segunda-feira a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências, indígenas e quilombolas, conforme a orientação do Ministério da Saúde. A primeira prudentina imunizada com a dose pediátrica foi Julia Goi Carvalho, de 6 anos, nascida em 17 de abril de 2015, que possui síndrome de Down.

A pequena Julia compareceu à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Vila Real acompanhada pela mãe, Beatriz Eleutério Goi Carvalho. “A proteção que a ciência está nos garantindo é um grande alívio, tanto para eles quanto pra nós. Não pensei duas vezes em trazê-la logo no primeiro dia. Vacina sim!”, enfatizou a mãe. 

Na sequência, receberam o imunizante Laura Brasileiro Segantin, de 8 anos, e Raphael Barboza Navarro, de 7 anos, ambos também com síndrome de Down.

Para contemplar este primeiro grupo, o município recebeu 990 doses, que será suficiente para atender 27% das crianças com comorbidades e 30% com deficiência, conforme dados do governo do Estado.

A coordenadora técnica da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves, mencionou sobre a divisão em turnos, anunciada na manhã desta segunda. “Iniciamos no período da tarde, mas, a partir desta terça, as crianças serão vacinadas das 7h30 às 12h, com o objetivo de garantir mais segurança ao processo de vacinação. Lembrando que, nesta primeira etapa, serão contempladas crianças com comorbidades e deficiências, comprovadas mediante prescrição médica”, esclarece Vânia.

O secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, ressaltou a importância da vacinação e dos bons índices alcançados até o momento. “Um dia muito importante para nós. Prudente é uma das cidades com maior índice de vacinação no Estado, com mais de 93% da população imunizada, e esperamos que as famílias tragam as crianças para que a gente continue avançando na luta contra a Covid”, acrescenta.

Conforme os dados levantados na sexta-feira, o vacinômetro aponta 188.831 prudentinos com a segunda dose ou o imunizante de dose única, o que representa 96% da população vacinável até 12 anos. Já a dose adicional foi administrada em 68.056 pessoas.

Publicidade

Veja também