Menos partidos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/04/2024
Horário 04:44

Nas eleições de 2020, os 13 vereadores eleitos estavam em sete partidos diferentes. Agora, após a janela partidária, a representação de partidos na Câmara de Presidente Prudente caiu para seis. Redução de 14,2%.

MAIS DE 84% 
Na reta final de fechamento da janela, 11 dos 13 vereadores que compõem a 18ª Legislatura mudaram de partido; ou seja: 84,6%. Destes, 5 foram motivados pela fusão de partidos; o que representa 45,4%.

(CON) FUSÕES
A fusão do DEM, pelo qual foram eleitos o Dr. Enio Perrone e Joãozinho da Saúde, com o PSL, gerou a União Brasil. O PTB, do qual eram Douglas Kato e Tiago Oliveira, com o Patriota, do qual era Miriam Brandão, resultou no PRD.

QUEM PERDEU
Perderam representação na Câmara o Patriota e o PSB que era a maior bancada, com Demerson da Saúde, Ivan Itamar e Joana D´Arc, eleitos pelo mesmo partido a que pertencia o prefeito eleito Ed Thomas, agora do MDB.

ZERADO E REDUZIDO
O MDB ficou sem nenhum vereador, com as saídas de Wellington Bozo e William Leite. Podemos teve sua representação reduzida de 2 para 1, com a saída do Professor Negativo e a permanência de Mauro Neves.

DOIS POR DOIS
Saíram os dois que estavam no União Brasil, por causa da fusão: Dr. Enio e Joãozinho. Mas, o União Brasil manteve a representação com Ivan e Joana. O PSDB continua com uma cadeira na Câmara, a de Nathália Gonzaga. 

QUEM GANHOU
Ganharam representação o PP com Tiago (presidente), William e Joãozinho; o Republicanos com Demerson, Negativo e Bozo; e o PSD com o Dr. Enio, Miriam e Douglas Kato, o mais votado de 2020 com 2.980 votos.

TRÊS COM TRÊS
Se na origem da 18ª Legislatura o PSB era a maior bancada com três vereadores; agora são três partidos com três cada: PP, Republicanos e PSD. O Demerson é o único da maior banda que continua em nova bancada com o mesmo número de vereadores.

ÚLTIMA HORA
Joana D´Arc foi a última a aproveitar a janela partidária, com a sua ficha de filiação no União Brasil abonada pelo deputado federal Fernando Marangoni. Fato que ocorreu ontem de manhã, por volta das 10h.

EM BRASÍLIA
Mais ou menos no mesmo horário chegava ao Plantão pelas redes sociais a postagem da filiação do empresário Paulo Lima no PSB, ao lado do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

MESMAS FALAS
Também ao lado do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. O encontro ocorreu na Fundação João Mangabeira, em Brasília. As quatro falas foram de que o ex-deputado federal é pré-candidato a prefeito de Prudente.

FORA DO AR
O ministro fez uma fala nada republicana, a de que Prudente vai linkar com Brasília e voltar a crescer, no sentido da eleição do novo filiado. Estaria Prudente desligada de Brasília e poderia permanecer assim se o eleito não for do PSB?

Publicidade

Veja também