Mês de conscientização sobre o câncer de mama

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 09/10/2021
Horário 07:29
Foto: Cedida
Trabalhos em grupo com as pacientes estão voltando aos poucos 
Trabalhos em grupo com as pacientes estão voltando aos poucos 

Este mês chega com uma campanha muito importante, que merece total atenção não somente das mulheres, que são as personas principais, mas dos que as amam e fazem parte de suas vidas de alguma forma. Estamos falando do “Outubro Rosa”, voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. 
Em Presidente Prudente, a entidade Amigas do Peito é responsável por inúmeras ações de apoio às mulheres que enfrentam essa doença. A assistente social da entidade, Maria Geni da Silva, ressalta que, por conta da pandemia da Covid-19, estão evitando realizar eventos na área da saúde que possam causar aglomerações. Na programação de ações alusivas à campanha, ontem, às 19h30, foi celebrada uma missa em ação de graças na Paróquia São Judas Tadeu. Já no dia 18, às 20h, terá um culto na igreja evangélica Assembleia de Deus. 
“Estamos com a campanha de arrecadação de sabonete Dove até o dia 30 e no dia 31 será realizado o sorteio de uma joia para as pessoas que colaboraram com as doações. Temos em nossa sede, a venda de lacinhos rosa simbolizando a Campanha Outubro Rosa. As camisetas são vendidas no Hospital de Esperança, em parceria conosco pelo valor de R$ 30”, expõe Maria Geni.
Junto com o Hospital de Esperança, também as Amigas do Peito realizaram aproximadamente 450 exames de mamografia atendendo mulheres de Prudente e região na carreta que ficou por mais de uma semana estacionada dentro do hospital. “E, juntamente com a Associação ao Portador de Câncer, vamos realizar outra ação, com data ainda a definir, levando o ônibus em alguns bairros do município para realização do exame de papanicolau”, informa. 

Fomentar a campanha

Conforme a assistente social, é de extrema importância e necessidade falar sobre esse assunto, pois o câncer de mama é uma doença grave, mas se detectada precocemente, o tratamento tem mais chances de êxito. “O câncer de mama não é uma sentença de morte quando a paciente inicia o tratamento logo. Por isso, a importância das mulheres se atentarem para realizar os exames todos os anos ou a cada seis meses, de acordo com o pedido do seu médico. Quanto mais cedo diagnosticado e iniciado o tratamento, melhor para a paciente”, explica ela.

Amigas do Peito

As Amigas do Peito têm cadastradas, atualmente, 3.076 mulheres. E atendem uma média de 15 mulheres por semana. “Com a pandemia tivemos que interromper nossas atividades em grupo com as pacientes, eventos beneficentes. Demos continuidade aos atendimentos diretos. Esse serviço não parou. Em setembro começamos a voltar aos poucos e com todos os cuidados necessários, com os trabalhos em grupo com essas pacientes. Estamos voltando também com as palestras e, caso alguma escola, empresa queira falar sobre o assunto, pode nos contatar”, diz Maria Geni.
Ela destaca que hoje a entidade oferece atendimento com a assistente social, com um acolhimento diferenciado, mais humanizado, uma escuta mais atenta à paciente que chega, muitas vezes, trazendo muitas dores. “Não é apenas a dor do diagnóstico, mas algo a mais. Temos o atendimento psicológico todos os dias no período da tarde, também”, acrescenta.

Doações às pacientes

As Amigas do Peito oferecem gratuitamente às pacientes que precisam, vários materiais como: sutiãs, próteses externas, kit lenço, turbantes, gorro de lã, kit Salvatore para auxiliar no tratamento capilar para as pacientes que terminam a quimioterapia. “Tudo isso é doado. Somente as perucas são emprestadas, porque tem um custo muito alto. Então, emprestamos para as pacientes e quando elas terminam o tratamento nos devolvem. Encaminhamos para higienização em um salão parceiro e repassamos para outra paciente”, exalta a assistente social da entidade.

SERVIÇO
A sede das Amigas do Peito fica na Rua Doutor Gurgel, 1.202. Os telefones para contato são: 3938-8649 ou 99819-3684.

Publicidade

Veja também