Mês do vendedor

OPINIÃO - Luís Amaral

Data 30/10/2021
Horário 04:30

Nem todos nascem “um vendedor”! O aprendizado da maioria acontece instintivamente e na prática, por apresentações feitas na raça, com a cara e a coragem.
As opções de atuação na área são muitas... Verdadeiros heróis vendem de tudo - de agulha a avião! Com a habilidade adquirida se tornam especialistas e auxiliam os interessados a tomarem suas decisões. Sempre dizem que o que vendem é o melhor produto do mundo, a fórmula é antiga, mas não perdeu o efeito e ainda funciona.
Iniciei na profissão há quase 20 anos, sou um dos casos em que a mudança (forçada pela vida) foi para melhor.
Em busca de novas oportunidades, como sugestão, fui incentivado a ser um. Em pouco tempo, estava competindo e aprendendo com profissionais que estão em atividade há um tempão. Já coleciono muitas histórias interessantes para compartilhar com vocês leitores, mas o espaço não permite!
Nunca representei grandes empresas, nem recebi treinamentos longos, o que aprendi foi na convivência com amigos e clientes. E com o tempo senti a necessidade de conhecer mais detalhes; passei a ler e pesquisar muitos materiais especializados, entre eles: livros, revistas, CDs, DVDs e mais... Nas folgas, mergulhei em vários deles, o que auxiliou bastante. Acredite, existe até uma “Bíblia de Venda”, o seu autor é: Jeffrey Gitomer, o recomendo, entre os vários lidos. O Jeffrey não fala a nossa língua, mas traduz com perfeição a linguagem de vendas. Vale à pena! 
Outro material que dispensa apresentação é o DVD do filme “De Porta em Porta”, uma história impressionante, baseado na vida real de Bill Porter, que nasceu com paralisia cerebral, mas o que não o limitou a ser maior vendedor de sua empresa. Exemplo impressionante de causar inveja. Eu aprendo um pouco mais a cada vez que assisto.
Está acabando o mês! A maioria de nós espera receber de presente, reconhecimento e valorização. Pois faça chuva ou faça sol, buscamos oferecer aos clientes o nosso melhor produto ou serviço. Alguns nem percebem a importância de nosso trabalho, e o quanto representamos para o bem de nosso país. Esquecem que por detrás dos descontos solicitados, da espera interminável para nos dizer um não, está um ser humano com necessidades, sonhos e metas.
Mas meus amigos, tudo isso devemos encarar como estímulo! Sigamos em frente... leia mais, se especialize, ouça o cliente, fale menos, não venda somente o que te interessa - mas o que interessa a ele. Não tenha pressa. Trate-os com amor, simpatia e educação. Tenha orgulho de sua profissão, bata no peito e diga bem alto: “Sou vendedor!”.
A mãe do Bill Porter lhe disse duas palavras que memorizei (e mãe não se engana): “Paciência e persistência”. A melhor venda será a próxima!
 

Publicidade

Veja também