Mesmo com frota reduzida, usuários avaliam positivamente serviço da Sou

Nesta sexta, Prefeitura informa que a nova prestadora de serviços colocará mais 10 ônibus em circulação na cidade e, para a semana que vem, outros 10 também serão enviados a Prudente

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/12/2021
Horário 20:22
Foto: Weverson Nascimento
Nesta sexta, nova prestadora de serviços colocará mais 10 ônibus em circulação na cidade
Nesta sexta, nova prestadora de serviços colocará mais 10 ônibus em circulação na cidade

Em operação desde quarta-feira, a Sancetur (Santa Cecília Turismo), que opera com o nome fantasia Sou (Sistema de Ônibus Urbano), tem cumprido a contratação emergencial da Prefeitura de Presidente Prudente para suprir a situação do transporte coletivo urbano. A princípio, como anunciado pelo Executivo e confirmado pelo prefeito Ed Thomas (PSB), a expectativa é que a frota aumente gradativamente nas próximas semanas, até que 90 ônibus estejam disponíveis para atender toda população usuária. Para esta sexta-feira, a administração municipal informa que a nova prestadora de serviços colocorá mais 10 ônibus em circulação na cidade e, para a semana que vem, outros 10 também serão enviados a Prudente, totalizando 40 veículos ao término da primeira semana de serviços. 
Nesta quinta, a reportagem percorreu alguns pontos de ônibus para compreender como está sendo a recepção do serviço da nova concessionária por parte dos usuários. Em algumas paradas, inclusive, foi possível observar filas e certa aglomeração daqueles que aguardavam pelo serviço de transporte coletivo que, nestes primeiros dias, segue com catraca livre.  
A dona de casa Josiane Lima Souza, que mora no Parque Watal Ishibashi, diz que nesta quinta-feira o ônibus não passou no seu bairro. Contudo, reforça que aposta nas melhorias propostas pela Sancetur. “É um transporte diferente e que oferece mais comodidade”, acrescenta.
A usuária do transporte coletivo, Giovana dos Santos, 35 anos, por sua vez, diz que “enfrentou lotação” para se deslocar do seu bairro, localizado no Jardim Morada do Sol, até o centro da cidade. “Isso já acontece no bairro com frequência, mas espero que a nova empresa supra essa situação. Ela já tem mostrado competência”, afirma.
O aposentado Leandro Nishi, 41 anos, que estava no centro de Prudente e iria se deslocar pela primeira vez no Sistema de Ônibus Urbano, também espera por uma melhora no transporte coletivo. “O transporte coletivo é essencial ao município”, reforça. 
A vendedora Elza Arvelino da Silva Chagas, 70 anos, que reside no Jardim Morada do Sol, se diz satisfeita com o transporte oferecido pela Sancetur. “Eu não tenho o que reclamar, por mais que a empresa ainda ofereça poucos ônibus”, enfatiza. “Já melhorou e vai melhorar ainda mais”, prevê. 
A aposentada Maria de Oliveira, 72 anos, que também mora no Jardim Morada do Sol, diz que o prefeito Ed Thomas (PSB) se deparou com uma situação embaraçosa para resolver, que foi o imbróglio instaurado pela empresa anterior, mas que ele foi “competente para solucionar tudo”. “As pessoas precisam de serviço, e ele foi competente para resolver esse e outros problemas da cidade”, considera.

Segurança dos usuários

Nesta quinta-feira, no entanto, um caso chamou atenção no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, quando usuários insatisfeitos tentaram impedir a saída dos coletivos, o que virou até caso de polícia. Na tarde de hoje, portanto, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), informou que todos os ônibus em circulação no município têm um limite de ocupação de passageiros, para preservar a segurança dos próprios usuários. “Quando esse limite é atingido, portanto, o passageiro deve aguardar o próximo veículo”. 
Interromper a passagem dos veículos, segundo o Executivo, além de ser um risco à integridade física, prejudica os próprios passageiros que já estão nos ônibus e os que aguardam nos demais pontos ao longo da linha. A administração municipal ainda reforça que, nesta sexta-feira (10), a nova prestadora de serviços colocará mais 10 ônibus em circulação na cidade e, para a semana que vem, outros 10 também serão enviados a Prudente, totalizando 40 veículos ao término da primeira semana de serviços. 
Ainda segundo a Prefeitura, são veículos novos e que contam com dispositivos que garantem conforto e segurança aos passageiros, como ar-condicionado, internet sem fio, carregadores de celulares, GPS, câmeras de monitoramento e bancos estofados. “A Prefeitura está empenhada em oferecer, o mais rápido possível, um transporte coletivo digno e que atenda aos anseios da população, que há tempos vinha sofrendo com um serviço ineficiente, mas pede a compreensão dos usuários neste período de transição, em que uma nova empresa está assumindo o transporte e organizando a operacionalização do serviço”, enfatiza a administração.

Fotos: Weverson Nascimento


Josiane: “É um transporte diferente e que oferece mais comodidade”


Giovana: “A empresa já tem mostrado competência”


Leandro: “O transporte coletivo é essencial ao município”


Elza Arvelino: “Já melhorou e vai melhorar ainda mais”


Maria: “Prefeito foi competente para resolver esse e outros problemas da cidade”

Publicidade

Veja também