Mesmo sem pandemia, cuidados com a Covid continuam...

EDITORIAL -

Data 13/12/2023
Horário 04:15

Embora a vida tenha voltado ao normal e quase não se fale mais sobre isso nas rodas de conversa ou noticiários, a Covid-19 é um assunto que ainda requer muita atenção, sobretudo, no final do ano, época em que as reuniões familiares, as confraternizações entre amigos e as viagens ocorrem com mais frequência. 
Levando isso em consideração, bem como um surto no Ceará e o surgimento de uma nova variante do vírus, chamada de BA.2.86.1, e suas sublinhagens — a JN.1 e a JG.3, o Ministério da Saúde adiantou a recomendação de uma nova dose de reforço com vacina bivalente contra a Covid para idosos e pessoas com comorbidade acima de 12 anos. Já pode receber a vacina quem tomou a última dose há mais de seis meses.
Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciou ontem, a aplicação.  O imunizante está disponível em todas as 28 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. E, aos sábados, a sala de vacinação da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes atende das 9h às 15h.
Não há desculpa para não se proteger. Manter em dia as vacinas, tomando as doses no tempo recomendado, é essencial para evitar possíveis complicações, hospitalizações e óbitos. Na época da pandemia, quando milhares morriam por dia no Brasil e no mundo, esperamos ansiosamente “na fila” pela oportunidade de se imunizar... Agora esta aí, disponível, de forma gratuita para todos... 
Se vacinar é o mínimo que podemos fazer para o nosso bem e o do próximo. Outros cuidados também são importantes: evite aglomerações; lave sempre bem as mãos; se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, fique em casa; cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; use máscara para evitar a transmissão, seja no domicílio (se residir com outras pessoas) ou em locais públicos; evite ao máximo o contato com pessoas de risco; busque atendimento médico; e, na dúvida, faça o teste.
Após mais de três anos desde a adoção da emergência global, e graves consequências na nossa sociedade, que agravaram os problemas já existentes em nosso país, seja na área da educação, saúde, cultura ou na economia, a pandemia “chegou ao fim...”, mas os cuidados com a Covid continuam... 
 

Publicidade

Veja também