Miguel Rosa avança para próxima fase de competição internacional de astronomia e astrofísica

Prodígio da região se classificou na disputa do nível júnior da IAAC, que é voltado a estudantes do ensino fundamental e médio de todo o mundo

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 23/07/2025
Horário 06:26
Foto: Cedida/Arquivo pessoal
Miguel ficou muito feliz ao receber resultado de que havia passado de fase e se classificado para a pre-final round
Miguel ficou muito feliz ao receber resultado de que havia passado de fase e se classificado para a pre-final round

Após representar o Brasil na Olimpíada de Matemática de Singapura, o jovem Miguel Rosa dos Santos continua a mostrar o seu prodígio no campo das ciências exatas. O garoto de Presidente Prudente gabaritou a prova da OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) para ficar com a medalha de ouro e conseguiu recentemente a classificação para a próxima fase de uma competição internacional de astronomia e astrofísica, a IAAC (International Astronomy and Astrophysics Competition). 

Na competição internacional, Miguel avançou na disputa do nível júnior, que é voltado a estudantes do ensino fundamental e médio de todo o mundo. Segundo a mãe do garoto, Josiane Luzia Mendonça dos Santos, a competição é dividida em três fases: a qualification round, a pre-final round e a final round. “Cada fase envolve a resolução de problemas complexos de astronomia, astrofísica e raciocínio científico, desafiando os participantes a aplicarem seus conhecimentos de forma criativa e lógica”, conta Josiane. 

Ela indica que Miguel ficou muito feliz ao receber o resultado de que havia passado de fase e se classificado para a pre-final round, com um desempenho excelente. “Ele ama astronomia e sempre que pode participa de competições que envolvem o universo, então, essa conquista tem um sabor especial”, relata a mãe do jovem prodígio. 

A próxima fase da IAAC está marcada para o mês que vem. “Será uma etapa mais desafiadora, com problemas que exigem não só conhecimento técnico, mas também interpretação, pensamento lógico e até criatividade científica. Caso ele seja aprovado, irá para a grande final, prevista para setembro”, indica. 

Rotina estruturada de estudos

Josiane relata que a rotina do filho é estruturada. Miguel possui autismo, superdotação e altas habilidades. Ele estuda e brinca com foco em matemática, raciocínio lógico, física e astronomia, além de fazer cursos complementares como o de Astrofísica e Física Quântica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O garoto também conta com o apoio do Sesi (Serviço Social da Indústria), mentores e estuda com materiais especializados em olimpíadas científicas nas plataformas Amplexo e Medalhei.

A mãe de Miguel destaca que um ponto essencial na preparação do filho para essa última competição foram as aulas como aluno ouvinte no curso de pós-graduação em Física da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), onde o garoto pôde acompanhar os conteúdos ministrados pelo professor Angel Fidel Vilche Pena.

“Essa experiência tem sido e foi fundamental para a compreensão e resolução dos problemas propostos pela IAAC, pois permite que ele entre em contato com conteúdos aprofundados e discussões acadêmicas que vão muito além do currículo tradicional da sua faixa etária”.

Ademais, segundo Josiane, Miguel tem um cronograma adaptado para garantir tempo de descanso, atividades lúdicas e acompanhamento médico e psicológico. “Todo esse cuidado é essencial para equilibrar sua saúde emocional e seu alto rendimento intelectual”. 

Compromisso com a ciência

Independentemente do resultado final na IAAC, a mãe de Miguel ressalta que a participação do filho em uma competição internacional deste porte demonstra não apenas seu domínio de conteúdos avançados para sua idade, mas também seu compromisso com a ciência e com o aprendizado contínuo. “Além disso, é uma oportunidade de representatividade: Miguel é uma criança neurodivergente, e sua presença nesses espaços reforça a importância da inclusão e do reconhecimento de talentos diversos As expectativas são muito positivas. O mais importante é o aprendizado, a superação pessoal e o entusiasmo com que ele tem vivido cada etapa. Estamos muito orgulhosos e confiantes de que ele seguirá brilhando com dedicação, sensibilidade e genialidade”, comenta. 

Leia mais:

Prodígio prudentino conquista medalha de bronze e menção honrosa em Singapura
 

Publicidade

Veja também