O talento de Miguel Rosa cruzou fronteira e mais uma vez, brilhou. Aos 10 anos, o estudante prudentino conquistou nesta terça-feira (8) medalha de bronze e uma menção honrosa na Simoc (Singapore International Math Olympiad Challenge), uma das mais prestigiadas olimpíadas de matemática do mundo, realizada em Singapura, na cidade-estado insular do sudeste da Ásia.
Diante de 2.380 competidores de 37 países, o prodígio do oeste paulista, que é autista e possui AH/SD (altas habilidades/superdotação), enfrentou não apenas os desafios das provas, mas também os impactos da mudança de rotina, da alimentação, do fuso horário e da quebra do conforto sensorial, aspectos que costumam ser delicados para crianças neurodivergentes. Ainda assim, saiu do evento internacional no sudeste asiático com duas importantes premiações em sua bagagem.
“Foi difícil, principalmente por conta dele ser autista e ter tido tantas mudanças. Aqui é tudo diferente: o fuso, a alimentação, a rotina. Ele não conseguia dormir... mas, enfim, foram 2.380 competidores e ele conseguiu as duas medalhas. Foi uma experiência e tanto”, contou, emocionada, Josiane Luzia Mendonça dos Santos, mãe do garoto, que o acompanha durante a jornada internacional.
A cerimônia de premiação contou com a presença do embaixador do Brasil em Singapura, Luciano Mazza de Andrade, que prestigiou os estudantes brasileiros. Miguel foi o único representante do oeste paulista na delegação nacional, composta por 32 jovens talentos de diversas partes do Brasil. A Simoc é conhecida por seu formato completo e desafiador, que combina provas individuais, desafios em grupo e jogos matemáticos.
A jornada internacional de Miguel não termina em Singapura. Nos próximos dias, o garoto embarca rumo a Nova York, onde disputará a etapa global da Copernicus Olympiad de Matemática, outra importante competição internacional. Ele conquistou vaga após ser medalhista de ouro na fase nacional.
Cedida/Josiane Luzia Mendonça dos Santos
Cerimônia de premiação contou com a presença do embaixador do Brasil em Singapura, Luciano Mazza de Andrade, que prestigiou estudantes brasileiros
Leia mais: