Miguel, um gênio de 8 anos

SINOMAR CALMONA

Miguel Rosa dos Santos é recebido pela diretoria da Unesp

COLUNA - Sinomar

Data 04/11/2023
Horário 05:15

Ele representou todo o oeste paulista na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em Brasília (DF), onde recebeu a medalha de prata na edição agosto/setembro do Caça Asteroides. Miguel Rosa dos Santos, 8 anos, mora com a família em Mirante do Paranapanema e visitou a FCT/Unesp antes de viajar para a capital federal. Ele é apaixonado por ciência, física e tecnologia e possui altas habilidades. Antes de receber o prêmio do governo federal, por ter detectado 44 asteroides, foi reconhecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pela Nasa. Acompanhado da mãe, Josiane Luzia Mendonça dos Santos, esteve no campus da Unesp de Presidente Prudente para receber o troféu de honra ao mérito das mãos da diretora da FCT, Profa. Dra. Cristina Baron, e para apresentar seus robôs ao Prof. Dr. Angel Pena, supervisor do Centro de Ciências, que é físico e tem experiência em orientar jovens superdotados. Desde os 4 anos, Miguel cria robôs, circuitos elétricos e brinquedos movidos à energia solar e a bateria. “É satisfatório montar, gosto de construir coisas”, comenta. Diagnosticado com autismo e TDAH, quando mais novo, descobriu um problema cardíaco, e na tentativa de encontrar um hobby que não exigisse esforço físico, Miguel começou montando blocos e quebra-cabeças e o interesse foi se expandindo. “Sou muito fã de ciência, tenho um minilaboratório em casa”. A mãe, que é professora, buscou se especializar no assunto, para que a família possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Hoje, Miguel afirma querer ser engenheiro aeroespacial. “Ele é o nosso foguetinho, alavancou e não para mais”, brinca Josiane. (Fonte: FCT Unesp)

HOMEM GASTA MAIS
Os homens modernos avançam como agentes de consumo no varejo brasileiro. Pesquisa feita pela empresa de consultoria do comércio Connect Shopper apurou que os “novos” homens, quando vão às compras, gastam, em média, de 15% a 20% mais do que as mulheres. Eles consomem mais nos setores de higiene e perfumaria, bebidas alcoólicas, produtos gourmet como queijos, temperos e azeites.

MAIS VAIDOSO
Os homens já são mais de um terço do público do varejo brasileiro. Estão mais informados, participam mais da rotina familiar, estão mais vaidosos e têm maior poder aquisitivo, informa a consultora Fátima Merlin, que há anos trabalha com o setor e coordenou a pesquisa. O levantamento apontou, ainda, que eles estão cuidando mais da pele, pintam cabelo, cuidam da casa, cozinham e vão ao supermercado. São mais atentos a preço e qualidade.

SÓ PARA ELES
Atento ao potencial de consumo dos homens, um supermercado do Upper West Side Nova York criou um corredor exclusivo para homens. Nas prateleiras, itens que eles precisam como camisinhas, água, sabonetes, shampoos, desodorantes e barbeadores. A intenção é colocar num só lugar os itens que os “apressados” precisam. 

RAPIDINHAS
...
Agro Rocha, de Pirapozinho, um dos maiores produtores de batata-doce do Brasil, vai colher na próxima safra uma grande produção da variedade batata-doce laranja.
...
De acordo com a Agro Rocha, a batata-doce laranja é riquíssima em carotenóides, vitaminas e sais minerais e é ótima para combater anemias em gestantes e crianças.
...
Em lojas de presentes e utensílios domésticos, a ala masculina tem lugar cativo. Segundo empresários do segmento, além de cozinhar para namoradas, esposas, amigos e familiares, o clube do bolinha está cada vez mais atento ao cardápio. O preparo é todo um ritual...
...
Junior Shimitti mudando o bistrô Sensory para novo endereço no Parque do Povo, no mesmo local anteriormente ocupado pelo Manga.
...
Com a chegada de mais um fim de ano, está novamente aberta a temporada de vagas para trabalhos temporários, especialmente no comércio varejista.
...
Ponto final: Se você não tem inimigos, também não tem amigos.

Publicidade

Veja também