Militium projeta 2026 como polo educacional e alerta para necessidade de protocolos de sobrevivência em escolas

SINOMAR CALMONA

Em entrevista, os Coronéis Silvio e Alexandre Fontolan revelam parceria com a Unoeste para formação de gestores e destacam a atuação da consultoria em perícias contra incêndios florestais e segurança escolar sistêmica

COLUNA - Sinomar

Data 24/12/2025
Horário 05:15
Silvio Saraiva e Alexandre Fontolan, diretores da Militium consultoria em segurança privada
Silvio Saraiva e Alexandre Fontolan, diretores da Militium consultoria em segurança privada

Após um 2025 de forte expansão, a Militium, consultoria especializada em segurança com sede em Presidente Prudente, prepara um salto estratégico para 2026. Os diretores da empresa, o Coronel Silvio Saraiva e o Coronel Alexandre Fontolan, anunciaram que o próximo ano será marcado pela transformação da Militium em um polo educacional em parceria com a Unoeste.
O objetivo é levar graduações e pós-graduações focadas em segurança para todo o Brasil. O carro-chefe será o curso de Gestão de Segurança Privada, que utilizará tecnologias de ponta, como Inteligência Artificial, algoritmos analíticos e monitoramento via satélite e drones. "Queremos trazer uma experiência prática e atual, unindo o que há de mais moderno na segurança eletrônica com a gestão estratégica", destaca o Coronel Alexandre Fontolan.

PERÍCIAS FLORESTAIS: PROTEÇÃO CONTRA MULTAS MILIONÁRIAS
Uma frente de atuação que ganhou destaque na Militium é a perícia em incêndios florestais. Com o endurecimento das legislações ambientais, proprietários rurais e usinas têm enfrentado autuações que chegam à casa dos milhões de reais. A consultoria utiliza tecnologia de satélite e relatórios técnicos para identificar a origem real do fogo, muitas vezes provando que o proprietário não teve culpa ou que a área efetivamente queimada foi menor do que a autuada.
"Muitas vezes, os satélites do Estado mostram o total da área, mas nossos analíticos conseguem separar focos, lagos e áreas preservadas que não foram atingidas. Trazemos doutores de outras localidades para dar autoridade pericial a esses relatórios, garantindo justiça nas autuações", explicam os diretores.

SEGURANÇA ESCOLAR: O PROTOCOLO NECESSÁRIO CONTRA "AGRESSORES ATIVOS"
O tema mais sensível abordado pelos Coronéis foi a segurança nas escolas. A Militium defende uma abordagem sistêmica, que vai muito além de câmeras e porteiros. O foco principal é a implementação de protocolos de sobrevivência, como o mundialmente conhecido Run-Hide-Fight (Correr-Esconder-Lutar), adaptado para o cenário brasileiro.
O Coronel Alexandre faz um alerta sobre a mudança de comportamento dos jovens: "Antigamente corríamos do perigo; hoje, os jovens vão em direção a ele com celulares na mão. Precisamos treinar professores e alunos para saberem exatamente como agir em caso de agressores ativos". A consultoria reforça que a segurança escolar deve envolver infraestrutura, procedimentos rígidos de entrada e, fundamentalmente, treinamentos constantes e auxílio psicológico, criando uma cultura de sobrevivência que os alunos levarão para toda a vida.

RAPIDINHAS
...
Foi São Francisco de Assis quem primeiro montou o presépio com figuras vivas, plantas e animais. Francisco queria levar ao povo inculto uma imagem mais real do nascimento de Cristo.
... 
Portugueses e franceses trouxeram o Natal ao Brasil que a princípio era comemorado apenas nas cidades. Negros incorporaram-se as festas e levaram a comemoração para os campos com a Folia de Reis e os reisados.
...
No Brasil colônia, o grande momento do Natal era a Missa do Galo, celebrada à meia-noite. As comemorações profanas aconteciam no dia 25, com opulentos almoços e muita música.
...
Os primitivos cristãos não comemoravam o Natal. Essa festa não existia na liturgia da Igreja dos primeiros tempos.
...
Foram os americanos - com sua praticidade - quem levaram o Papai Noel para o mundo como instrumento de venda. Antes a lenda de Santa Claus estava restrita aos países escandinavos.
...
Papai Noel chegou ao Brasil no final dos anos 40 através da propaganda de produtos americanos. Incorporou-se ao nosso Natal e ganhou vida própria.
...
Ponto final: Uma feliz noite de Natal para todos vocês.
 

Publicidade

Veja também