Ministra em Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 22/10/2020
Horário 03:08

Surge a possibilidade e o convite está sendo articulado pelo deputado estadual Ed Thomas (PSB) para que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, venha a Prudente entregar 1,5 mil títulos de propriedades rurais para produtores do oeste paulista.

Atuação e campanha

Articulação feita junto ao secretário especial do Ministério da Agricultura, o pecuarista Nabhan Garcia, com quem o deputado esteve ontem em Brasília. Ed Thomas tem conciliado sua atuação parlamentar com a campanha de candidato a prefeito. 

Polo de agroturismo

Na Embratur, com o presidente Gilson Machado Neto, o parlamentar recebeu a informação de que Prudente será um polo de agroturismo, a ser implantado em 2021 para fomento do turismo rural, seguindo orientação do presidente Jair Bolsonaro.

Muda a suplência

Hoje o vereador Welington Bozo (MDB) deixa o cargo e amanhã assume Wladmir Cruz (PSDB), após decisão da Justiça Eleitoral que entendeu sobre a perda da suplência de Natanel Gonzaga (PSDB) pela mudança de partido, ainda que na janela eleitoral.

Atitude do eleitor

Entre os que têm mais tempo de atuação político-partidária em Prudente está o médico e vereador Enio Perrone (DEM). O que motivou o Plantão, considerando ainda a sua boa conduta, em ouvi-lo sobre o comportamento do eleitor.

Bem mais informado

Envolvido em disputas eleitorais desde 1988 quando foi candidato a prefeito tendo como vice o empresário Francelino Magalhães, o entendimento de Perrone é que o eleitor de 2020 está muito mais informado, em razão das redes sociais. 

Não tem enganação

Ao falar sobre informações positivas e negativas, analisa como positivo o fato do eleitor estar bem mais suscetível para perceber quando o candidato tenta passar uma imagem que não é real. Por esse viés, está claro que enganação não cola mais. 

Campanha na mídia

Para Perrone, a mídia faz campanha contra a classe política. Assim, o eleitor em geral tem a tendência de comportamento arredio. Assunto discutido entre os vereadores atuais, na busca de atuação que leve as pessoas a verem a importância do Legislativo.

Valor de reflexão

No entendimento do Plantão, a visão ora apresentada tem valor de reflexão para candidatos e eleitores inseridos em uma das grandes democracias do mundo, pelo menos em número de eleitores brasileiros.

Para contextualização

Perrone foi três vezes candidato a vice-prefeito: de Mauro Bragato, eleito em 1996; de Maria Auxiliadora, em 2004, quando o pleito foi vencido por Agripino Lima; e de Ed Thomas, em 2008, ano em que o eleito foi Milton Carlos de Mello, Tupã.

Breve retrospecto

Em 1988, perdeu a eleição de prefeito para Paulo Constantino, que foi eleito com o vice Agripino Lima. Em 2002, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa e ficou na terceira suplência. Atualmente, Perrone busca se eleger vereador pela terceira vez. 

Barrados no baile

Por não prestarem contas das eleições de 2016, os candidatos a vereador Carlão Construtor (MDB) e Wilson da Global (Republicamos) tiveram os registros de suas candidaturas indeferidos pela Justiça Eleitoral. 

Publicidade

Veja também