Mirante faz busca ativa para casos de hanseníase

Questionário aplicado durante campanha em 138 pessoas ajuda a detectar outras doenças de pele

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/02/2023
Horário 07:59
Foto: Divulgação
Manchas esbranquiçadas podem ser sinais de hanseníase
Manchas esbranquiçadas podem ser sinais de hanseníase

As oito unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Mirante do Paranapanema – sendo duas nos distritos de Costa Machado e Cuiabá Paulista e outras duas nos assentamentos Pé de Galinha e Nilo Miguel dos Anjos – aplicaram durante o mês de janeiro o questionário de suspensão da hanseníase. 
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Mirante, Rosiane Dias Melo, essa ação foi realizada durante a campanha do “Janeiro Roxo”, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase. “O objetivo desse questionário realizado na pré-consulta de cada ESF, era fazer a busca ativa por casos silenciosos de hanseníase. O questionário foi direcionado a pacientes cabíveis de suspeita da doença”, explica Rosiane.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, foi aplicado o questionário a 138 pessoas, e com o levantamento fechado agora em fevereiro, nenhum caso foi diagnosticado. “O questionário serviu também para o pessoal da saúde poder avaliar o que é um caso de hanseníase e o que é um caso suspeito. Porque geralmente quando a gente vê uma manchinha na pele, já acha que é hanseníase. Então, esse questionário nos ajudou a diferenciar e perceber outros problemas dermatológicos que não se enquadram como hanseníase”, ressalta a enfermeira.

O que é hanseníase

Quanto mais precoce o diagnóstico da doença, menor o risco de transmissão e menores as complicações e sequelas provocadas pelo comprometimento dos nervos periféricos que caracterizam essa doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos como mãos e pés.
A transmissão ocorre pelas vias aéreas (fala, espirro, tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. A hanseníase tem cura e o tratamento é feito com antibióticos, que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Sinais da doença

- Manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou avermelhadas;
- Comprometimento dos nervos periféricos;
- Perda de sensibilidade;
- Aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos.

Foto: Cedida


Campanha “Janeiro Roxo” realizada nas ESFs em Mirante aplica questionário para detectar casos de hanseníase

CONFIRA TAMBÉM:

Hanseníase: doença tem cura se diagnosticada e tratada precocemente

Publicidade

Veja também