Missa dos Santos Óleos reúne fiéis na catedral

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 13/04/2017
Horário 08:40
 

Dando continuidade à programação da Semana Santa, fiéis lotaram, na noite de ontem, a Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente, para acompanhar a Missa dos Santos Óleos. O monsenhor José Antônio de Lima explica que a celebração consiste na benção dos santos óleos, que são os do Batismo, da Crisma e dos Enfermos, bem como na missa "Unidade", na qual todos os mais de 50 padres da Diocese renovam suas promessas sacerdotais.

Jornal O Imparcial Fiéis lotaram a catedral na noite de ontem para acompanhar a Missa dos Santos Óleos

A Missa dos Santos Óleos, conforme o monsenhor, é presidida pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, e mais de 50 padres da região. Para a celebração, cada paróquia leva à catedral um grupo de leigos para representar a comunidade local. Hoje, para consagrar o início do Tríduo Pascal, é celebrada a Missa do Lava-Pés. Neste momento, ocorre a lembrança de quando Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, quando lavou os pés dos 12 apóstolos como forma de humildade.

Os óleos, depois de benzidos na missa de ontem, foram distribuídos às paróquias pertencentes à Diocese, para serem utilizados nos ritos de Batismo, Crisma e unção dos enfermos, já que tal produto usado ao longo do ano nos sacramentos tem que ser abençoado na semana da Páscoa. A celebração remete a Jesus reunido com seus discípulos antes de ser detido e julgado à crucificação.

Como noticiado neste diário, o óleo é muito usado como sinal de bênção divina. Na Crisma, as pessoas ungidas com esse produto – misturado com bálsamo – representam os escolhidos, que são aqueles que confirmam seu desejo de viver uma vida baseada na fé. Esse óleo, cuja cor é branca, é também utilizado nas ordenações dos diáconos e dos sacerdotes. No Batismo, o óleo propicia a purificação, a libertação do mal. Sua cor é a vermelha. Na unção dos enfermos, este é um auxílio para os doentes que os tornam capazes de suportar a dor.

 
Publicidade

Veja também