MITs: Recursos liberados podem contribuir e muito na retomada do turismo

EDITORIAL -

Data 23/06/2021
Horário 04:15

Sem dúvida alguma, com a necessidade de adotar o distanciamento social e evitar aglomerações, um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus foi o do turismo. Voos suspensos; eventos tradicionais cancelados; praias vazias; feriados prolongados sem grande movimentação nas rodovias; fronteiras interditadas; hotéis, pousadas, bares e restaurantes por muito tempo com as portas fechadas ou, quando abertos, com a quantidade limitada de pessoas e o horário de funcionamento restringido. 
Alguns pontos turísticos pelo país vêm reabrindo. Porém, para que a visitação seja feita de forma segura, uma série de medidas sanitárias passaram a ser adotadas nestes lugares, como higienização, obrigatoriedade de máscaras e distanciamento. Indicativos de que a retomada do turismo vai acontecer, mas de forma lenta, gradual e marcada por restrições.
Cidades do oeste paulista têm muito a oferecer em termos de turismo. Algumas delas, inclusive, já têm o que comemorar. É que no final de maio, o governador João Doria (PSDB) autorizou a assinatura de convênios com 140 MITs (Municípios de Interesse Turístico) no valor de R$ 50,4 milhões, a serem utilizados para obras e melhorias de infraestrutura. Sete delas - Adamantina, Martinópolis, Panorama, Paulicéia, Rancharia, Rosana e Santo Expedito – são da região e receberão, juntas, R$ 2,5 milhões. 
Uma boa oportunidade para investir no setor e se preparar para a retomada! No caso de Rosana, por exemplo, que é banhada por dois grandes rios brasileiros, o Paraná e o Paranapanema, os valores destinados ao município serão voltados para a construção da nova área de camping, com intuito de organizar e melhorar a infraestrutura voltada para os turistas. 
Em Adamantina, que conta com uma diversidade de pontos turísticos voltados para o ecoturismo, além de eventos tradicionais, como a Festa de Santo Antonio e a Expo Verde, o recurso será usado para melhorias no Parque dos Pioneiros, que é o cartão-postal da cidade.
Santo Expedito, que é MIT desde 2017, tem no turismo religioso seu principal atrativo. Recebe na semana de 19 de abril, dedicada ao padroeiro, cerca de 60 mil visitantes, fiéis até de outros países. Ao longo do ano, além da Festa do Milho, a cidade é visitada ainda para eventos como a Moto-Romaria, a Cavalgada e a Caminhada da Fé.
Se Panorama, Paulicéia e Rancharia têm seus balneários, Martinópolis também não fica para trás. Na cidade há a Represa Laranja Doce, que atrai milhares de pessoas de várias localidades, principalmente no carnaval e também no réveillon.  
Além de conservar e divulgar o que têm, esses municípios podem agora promover melhorias em serviços, equipamentos, infraestruturas e no atendimento ao público. Inovar, investir... Isso aumenta significativamente o número de turistas e, consequentemente, a receita para os municípios. Dinheiro na mão e mãos à obra.
 

Publicidade

Veja também