Mocambo Groove lança música sobre o Pontal do Paranapanema

“Pontal”, que ganha ainda um videoclipe, exalta a vida simples do interior paulista e aborda questões sociais que permeiam a história de ocupação da região

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/01/2021
Horário 08:00
Foto: Divulgação
Integrantes do Mocambo Groove em cena do clipe; trabalho pode ser conferido a partir do dia 28, nas plataformas digitais
Integrantes do Mocambo Groove em cena do clipe; trabalho pode ser conferido a partir do dia 28, nas plataformas digitais

No dia 28 deste mês, a banda Mocambo Groove, de Presidente Prudente, lança nas principais plataformas digitais, bem como em seu canal no YouTube, a música e o videoclipe de “Pontal”, canção de estreia do primeiro álbum do grupo, "Ziriguibaquefreveletrickdrum", que conta com 16 faixas autorais e será divulgado ao longo do ano de 2021. “Pontal” exalta o cotidiano simples das cidadezinhas do interior paulista e aborda questões sociais que permeiam a história de ocupação da região. 
Conforme o vocalista e guitarrista Rafael Costa, compositor das faixas do disco, a música vem sendo produzida ao longo de mais de dois anos. Foi gravada, mixada e masterizada pelo estúdio Iala, assim como as demais que compõem o álbum, primeiro da banda que acumula a bagagem de mais de dez anos de história. 
A gravação da primeira faixa contou com a participação de mais de dez musicistas, entre nomes da cena musical independente da região e uma parceria que é referência na percussão brasileira, o pernambucano Eder O Rocha, uma das grandes influências do grupo. 
Junto com a música, a banda lança também seu primeiro videoclipe, produzido em parceria com a produtora prudentina 1LixoArte. O trabalho traz imagens captadas ao longo de uma viagem pelo Pontal do Paranapanema, que durou um fim de semana de dezembro, e procurou seguir todos os protocolos de segurança da pandemia. 
Como resultado dessa aventura, a produção mostra cenas de natureza exuberante, da fauna e flora remanescentes na região, como as gravadas no Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, e no encontro das águas dos rios Paraná e Paranapanema, no município de Rosana.
Retrata a beleza da agricultura familiar na visita ao Assentamento do MST Antônio Conselheiro II, em Mirante do Paranapanema, onde a equipe contou com a hospitalidade generosa do agricultor assentado e educador Sérgio Farias de Oliveira e de sua família, que também participou do clipe. Há ainda imagens da feira-livre de Presidente Prudente, de moradores da zona rural da cidade, entre outras cenas do cotidiano típico das “cidades pequenininhas” citadas na música.
Além de Rafael, Mocambo Groove conta hoje com Guilherme Sala na bateria, Carol Guidio no baixo, Rodolfo Charelli nos sintetizadores e vocais e Jack nos sopros.

Próximos projetos

Depois de “Pontal”, serão lançadas, ao longo do ano, as outras 15 faixas de "Ziriguibaquefreveletrickdrum", que reúne a produção autoral de mais de uma década de Mocambo Groove. A gravação de outros videoclipes também está nos planos. Além disso, o grupo se prepara para o show de lançamento do álbum, com data prevista para 18 de abril, em parceria com a Secretaria de Cultura e com recursos da Lei Aldir Blanc.

Divulgação

Encontro dos rios Paraná e Paranapanema, presente em trecho do clipe

Veja também