Mocambo Groove lança videoclipe do xote dub “Arrasta Sandália”

Nova canção, que estreia nesta sexta nas plataformas de streaming, flui entre o xote e o dub jamaicano, e é a 10ª divulgada do álbum “Ziriguibaquefreveletrickdrum”

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2024
Horário 07:09
Foto: Gasalucinação
Cenas foram gravadas em um bar da Vila Marcondes, região central de Prudente 
Cenas foram gravadas em um bar da Vila Marcondes, região central de Prudente 

O próximo lançamento da banda Mocambo Groove já tem data marcada: nesta sexta-feira, o xote dub “Arrasta Sandália” chega às plataformas de streaming de música. A canção é a décima lançada de “Ziriguibaquefreveletrickdrum”, álbum de estreia do grupo, e diferente das demais, conta com uma atmosfera quase romântica, abordada de maneira cômica, no desenrolar de um desencontro amoroso. O videoclipe, que chega também hoje ao YouTube, foi gravado em um bar da Vila Marcondes, em Presidente Prudente, e apresenta uma trama inusitada, que transita pelo universo dos tradicionais botecos das cidades do interior.

“A canção nos insere no universo daquele sentimento de timidez que bate antes de quebrar o gelo e começar um diálogo com intenções de um possível flerte. Esse momento em que tentamos conter as borboletas na barriga. E o que esperamos de uma conversa boa, cheia de sorrisos, é arrastar a sandália e acabar de corpo colado, rosto colado, lado a lado, viver a vida”, define Rafael Costa, vocalista do Mocambo Groove e compositor da música, citando seus versos.

Celebrando a fusão entre linguagens, “Arrasta Sandália” consegue fluir entre o xote - ritmo tradicional das festas nordestinas, muito presente no forró, que com a interpretação da banda ganha efeitos e elementos modernos - e o dub jamaicano, um subgênero do reggae, que surge nos anos 1970. De acordo com o músico, apesar das origens diferentes, os dois estilos têm muito em comum e são considerados ritmos primos por célebres brasileiros, como Gilberto Gil e Dominguinhos.

O artista explica que, harmonicamente, a música tem dois momentos: a introdução com movimentos que podem ser entendidos como o ir e vir do desencontro amoroso; e a forma da canção, em contraste, com um recorte mais repetitivo, ilustrando a insistência nas tentativas frustradas desse desencontro afetivo. Essa é a primeira música do álbum que substitui a guitarra de cordas de aço por um violão de nylon, trazendo uma suavidade elegante para o romantismo da canção. 

“Já o contrabaixo demarca o terreno do dub jamaicano. Com uma pegada constante, se torna o alicerce firme pra dar toda a malemolência e não deixar corpo nenhum parado. A melodia interpretada pelo sax soprano reto carrega todo o romantismo da música, ilustrando o desencontro e entrelaçando o caminho harmônico, como os pretendentes que se cortejam”.

Parcerias musicais

“Arrasta Sandália” traz mais uma parceria da banda prudentina com o percussionista pernambucano Eder O Rocha, referência na percussão brasileira, que gravou o trio clássico: zabumba, triângulo e agogô. O fundador da escola de percussão e bateria brasileira, Prego Batido, de São Paulo, já havia participado das faixas “Pontal”, “Só Girar”, “Guerreira d’Arte”, “Rei Coco”, “Velhos e Furados” e “Vem e Vai”.

“Eder traz pra música não só todo o tempero nordestino, mas também as características timbrísticas da instrumentação da canção, deixando sempre a marca de um trabalho bem feito, de prego batido e com a ponta virada”, enaltece Rafael. Rodolfo Charelli, que já integrou a banda, gravou o sintetizador para a canção. Captação, mixagem e masterização da música são assinadas por Lucas Abdalla, responsável por todas as faixas do álbum e, nas palavras de Rafael, por manter aceso o “estilo original Pontal beat”.

Videoclipe

A trama se passa em um tradicional botequim brasileiro. Para isso, a banda contou com o apoio de André Campos, que cedeu o espaço de seu bar para as filmagens. A diária de gravação foi marcada em um domingo, quando o estabelecimento costuma estar fechado. Uma vez aberto para a equipe, no entanto, muitos de seus frequentadores assíduos apareceram e foram ficando. A produção, que tinha a expectativa de uma locação vazia, precisou lidar com o desafio de conciliar a captação das cenas com o bar em plena atividade, e contar com a colaboração dos presentes nos momentos em que precisavam se deslocar e fazer silêncio. No fim das contas, de acordo com Rafael, que interpreta o dono do bar, tudo correu bem, pois os presentes não só colaboraram muito, como assistiram atentos às gravações e comemoravam toda vez que uma cena dava certo. Alguns chegaram a participar, atuando como figurantes.

Com produção da Cine Zero, o videoclipe de Arrasta Sandália traz a inédita parceria da banda com o produtor audiovisual José Roberto de Oliveira, mais conhecido como Zero. E repete a parceria de outros trabalhos com o fotógrafo Augusto de Souza, também conhecido como Gasalucinação, que assumiu a função de assistente de fotografia e iluminação. A produção contou ainda com a atuação dos músicos do grupo e de pessoas especiais, amigos que acompanham sua trajetória.

O roteiro transita por esse universo dos botecos das cidades do interior. Quase uma bodega, praticamente vazia, onde apenas o bêbado de sempre dorme escorado ao balcão. O dono tem problemas pra resolver, precisa arranjar dinheiro pra pagar o agiota. Eis que surge uma ideia que pode dar uma movimentada no local: criar perfis fakes em aplicativos de relacionamento para marcar encontros igualmente falsos e assim atrair uma clientela. E a história se desenrola entre encontros e desencontros.




 

Publicidade

Veja também