Momento de reflexão

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/08/2023
Horário 04:12

A geógrafa e mestre em educação, Regina Penati, na condição de ex-vereadora pelo PT, deu o tom da reflexão sobre os 100 anos da Câmara Municipal de Prudente, completados no domingo (27) e comemorados em sessão solene na segunda-feira (28).      

DIREITOS DAS PESSOAS
Na sessão, sua fala inicial deixou claro o entendimento de que o Poder Legislativo só faz sentido se trabalhar em função dos direitos das pessoas: o de existir, o de ter dignidade e o de estar nos espaços de poder. 

POPULAÇÃO ESQUECIDA
Especialista em gestão e políticas públicas e em planejamento e gestão municipal, Regina falou do suor e dos calos das mãos das pessoas que construíram e constroem a cidade, para dizer que cabe à Câmara ser a representante da população esquecida. 

OUTROS TEMPOS
Vereadora de 1997 a 2000, comentou que naquele tempo não havia a estrutura de assessoria adequada ao trabalho do vereador para dar vazão ao atendimento a todos que estão em busca de alguma demanda. Regina foi candidata a Prefeitura em 2016.

NOVOS TEMPOS
Hoje, com melhor estrutura, o papel dos vereadores e dos políticos é fazer com que as pessoas acreditem neles, fazendo do parlamento um espaço demonstrativo de convívio dos diferentes, disse Regina, que também foi secretária municipal de Assistência Social.

MUITOS DISSERAM...
Conforme Regina, ao longo de 100 anos da Câmara, muitos disseram, mas muito do que falaram, não fizeram; no sentido de pensar os invisíveis que constroem Presidente Prudente e que merecem ter voz e vez.

RELAÇÕES HUMANAS
O prefeito Ed Thomas (sem partido), vereador em duas legislaturas e presidente da Câmara, deixou fluir as reminiscências de relações pessoais com servidores e colegas do Legislativo, citando nominalmente os que permanecem na Câmara Municipal. 

REFERÊNCIA POLÍTICA
O ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) esteve na mesa dos trabalhos e foi citado pelo presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), como sendo a sua grande referência política em Presidente Prudente. 

BELA E HISTÓRICA
Em resumo, foi uma bela e histórica cerimônia conduzida pelo diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Maycon Morano. O Plantão trará para o leitor outros fragmentos no decorrer desta semana. 

METODISTA CENTRAL
Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Miriam Brandão (Patriota) é aprovado para conceder a Medalha de Mérito Colonizador “Coronel José Soares Marcondes” à Igreja Metodista Central de Presidente Prudente. 

A PRÓPRIA HISTÓRIA
No próximo dia 7 de setembro, a Metodista completará 100 anos de sua instalação em Prudente. Portanto, foi instalada 11 dias após a instalação da Câmara Municipal e da emancipação do município, em 27 de setembro de 1923. 

RELEVANTES SERVIÇOS
A homenagem será prestada à igreja evangélica, vizinha da Prefeitura, na pessoa do pastor presidente Paulo Amendola, em reconhecimento aos relevantes serviços de evangelização e social prestados à cidade desde 7 de setembro de 1923.

Publicidade

Veja também