Moradores do bairro pedem mais atuação em terrenos baldios

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 22/01/2017
Horário 08:07
 


Quando o Jardim Prudentino, em Presidente Prudente, foi contemplado neste especial pela primeira vez, a principal reclamação dos moradores era acerca das condições de conservação dos terrenos baldios. Dois anos e meio depois, a falta de limpeza e capinação dos lotes continua sendo um incômodo para a população local. O azulejista Adriano Sobral dos Santos, 32 anos, reclama do "abandono" destes espaços e da "ausência de controle" por parte da Prefeitura, encarregada por notificar os proprietários de terrenos em situação irregular e multar se não houver a adequação. "Há sempre o medo de, uma hora ou outra, aparecer um animal perigoso. Eu nunca vi, mas dizem que aparece até escorpião por aqui", afirma.

Jornal O Imparcial Dioneia Bittencourt reclama do mato alto nos terrenos

A comerciante Dioneia Bittencourt, 45 anos, reclama do mato alto que tem tomado esses locais. "Isso aumenta o número de insetos e animais indesejados. Na minha casa, já chegou a aparecer até camundongo, coisa que nunca teve antes", lamenta. A dona de casa Maria de Deus, 59 anos, também aponta a necessidade de roçada em lotes do bairro. "Há proprietários que eu vejo fazendo a manutenção, mas tem outros terrenos que estão abandonados. Além da presença de insetos, muitos têm sido usados para descarte de entulhos, o que pode contribuir para a procriação do mosquito da dengue, por exemplo", comenta a munícipe.

Questionada sobre a situação, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) realiza anualmente mutirões de fiscalização em toda a cidade, com o objetivo de identificar os terrenos baldios que encontram-se em estado irregular. Atualmente, a pasta está finalizando o cronograma de atividades para o exercício de 2017, dando prioridade àquelas regiões onde há maior quantidade de terrenos baldios, mas que o Jardim Prudentino não será descartado. "Ainda não é possível afirmar a data exata em que a equipe fará o mutirão no bairro em questão, porém, é certo que será contemplado no cronograma", salienta. Nesta semana, o Setor de Fiscalização da Seplan já realizou o primeiro mutirão do ano em um bairro adjacente, o Jardim Novo Prudentino, onde foram vistoriados, além de terrenos baldios, construções sem projeto aprovado pela Prefeitura.

 

Tranquilidade


Embora o especial tenha trazido as principais demandas dos moradores, nem só delas vivem os moradores do Jardim Prudentino. A comerciante Vanda Oliveira da Luz, 50 anos, está satisfeita com o bairro. Ela conta que, em termos de serviço público, o local só oferece as áreas de lazer com parquinho para as crianças e academia ao livre para a terceira idade, no entanto, os demais equipamentos públicos podem ser acessados em bairros adjacentes. "Quando precisamos de atendimento médico, a opção é a UPA 24 horas do Ana Jacinta", menciona. A dona de casa Vera Lúcia Machado, 48 anos, elogia a boa vizinhança e cita que, quanto às escolas, a Vila Real é uma alternativa. A comerciante Dioneia Bittencourt, 45 anos, destaca que, em relação à segurança, o bairro é tranquilo e que a ronda policial existe. "Apesar de morar aqui há pouco tempo, prefiro aqui do que o meu antigo bairro", considera.

 
Publicidade

Veja também