Em 2025, a Energisa Sul-Sudeste detectou 319 irregularidades envolvendo ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia nos 24 municípios atendidos na região de Presidente Prudente. De acordo com o coordenador de Combate a Perdas da concessionária, Sidney Aparecido Lucio de Souza, foram 1.099.525 kWh (quilowatt-hora) de energia desviada, o suficiente para abastecer 6.041 famílias durante um mês inteiro. Os prejuízos financeiros por conta de furtos e fraudes de energia ultrapassaram R$ 985 mil.
A Energisa aponta que a preocupação com a segurança do sistema elétrico e da comunidade fez com que investisse em sistemas inteligentes e equipes especializadas, que realizam inspeções minuciosas a fim de confirmar as suspeitas de ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia em residências e estabelecimentos comerciais e industriais da região.
“Mesmo diante dos riscos de acidentes e sendo um crime previsto no Código Penal, há pessoas que insistem no risco de praticar furto ou fraude de energia. E, pela segurança de todos, com o apoio das polícias Civil e Militar, temos trabalhado intensamente para combater essa prática”, explica Sidney.
Além do impacto à segurança, tais comportamentos oneram o bolso dos que pagam a conta em dia. Isso porque, em todo o país, a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes.
Como parte das ações de combate ao furto de energia, a Energisa utiliza a inteligência artificial, além de profissionais especializados que atuam em inspeções periódicas em imóveis cujo perfil de consumo não condiz com o valor faturado. Nessas situações, as inspeções apontam se trata-se de algum problema técnico ou prática criminosa.
Ainda assim, a Energisa reforça a importância de a comunidade zelar pela própria segurança e denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica. “Não compactue com esse crime. Em casos de suspeitas, denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima, ou seja, não é preciso se identificar ao nos informar os locais onde pode haver irregularidades”, acrescenta Sidney.
As denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento: www.energisa.com.br, na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou ainda pelo telefone 0800 70 10 326.