O município de Presidente Prudente vai receber nesta quinta-feira a visita do supervisor administrativo da Aspar (Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos) do Ministério da Saúde, Humberto Tobé, representante do ministro Alexandre Padilha.
Tobé conhecerá o trabalho realizado em Prudente com o método Wolbachia e os benefícios que a biofábrica no Jardim Everest trará ao município com a soltura dos mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, além de assuntos relacionados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
O representante do Ministério da Saúde também visitará outros locais, como a Câmara Municipal, onde se reunirá com os parlamentares para discutir o fortalecimento do SUS e ações do Ministério da Saúde.
Humberto Tobé ainda cumprirá agendas oficiais no oeste paulista na sexta-feira.
A bactéria Wolbachia está presente em 60% dos insetos da natureza e não causa danos aos humanos, impedindo que os vírus, não só da dengue, mas de zika, chikungunya e febre amarela urbana, se desenvolvam nos insetos e contribuindo para a redução das doenças.
A biofábrica de Prudente tem capacidade para produzir o ciclo quase completo. Os ovos são enviados do Rio de Janeiro, já com a bactéria Wolbachia. Todas as outras etapas são produzidas na cidade, da eclosão dos ovos até a formação do mosquito adulto. Lembrando que não há nenhum processo de modificação genética.
As liberações são feitas em parceria com Estado e município e os resultados da implementação do método poderão ser observados de um a dois anos após o encerramento das solturas dos wolbitos. Os reais benefícios da iniciativa devem ser divulgados em fevereiro de 2028.