Prudente recebe visita de representante do Ministério da Saúde nesta quinta

Humberto Tobé conhecerá trabalho realizado com método Wolbachia, que promove soltura de Aedes aegypti infectados com bactéria capaz de inibir desenvolvimento de vírus

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2026
Horário 18:13
Foto: Cedida
Humberto Tobé é representante do ministro Alexandre Padilha
Humberto Tobé é representante do ministro Alexandre Padilha

O município de Presidente Prudente vai receber nesta quinta-feira a visita do supervisor administrativo da Aspar (Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos) do Ministério da Saúde, Humberto Tobé, representante do ministro Alexandre Padilha.

Tobé conhecerá o trabalho realizado em Prudente com o método Wolbachia e os benefícios que a biofábrica no Jardim Everest trará ao município com a soltura dos mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, além de assuntos relacionados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O representante do Ministério da Saúde também visitará outros locais, como a Câmara Municipal, onde se reunirá com os parlamentares para discutir o fortalecimento do SUS e ações do Ministério da Saúde.

Humberto Tobé ainda cumprirá agendas oficiais no oeste paulista na sexta-feira.

Método Wolbachia

A bactéria Wolbachia está presente em 60% dos insetos da natureza e não causa danos aos humanos, impedindo que os vírus, não só da dengue, mas de zika, chikungunya e febre amarela urbana, se desenvolvam nos insetos e contribuindo para a redução das doenças.

A biofábrica de Prudente tem capacidade para produzir o ciclo quase completo. Os ovos são enviados do Rio de Janeiro, já com a bactéria Wolbachia. Todas as outras etapas são produzidas na cidade, da eclosão dos ovos até a formação do mosquito adulto. Lembrando que não há nenhum processo de modificação genética.

As liberações são feitas em parceria com Estado e município e os resultados da implementação do método poderão ser observados de um a dois anos após o encerramento das solturas dos wolbitos. Os reais benefícios da iniciativa devem ser divulgados em fevereiro de 2028.

Publicidade

Veja também