Região registra cinco feminicídios em 2025, três a menos que no ano anterior

Dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado; governo aponta que estruturou rede de políticas públicas para enfrentar violência doméstica e garantir autonomia às mulheres

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2026
Horário 17:39
Foto: Governo de SP
Rede de proteção no Estado agora conta com 170 salas de DDMs 24 horas
Rede de proteção no Estado agora conta com 170 salas de DDMs 24 horas

O número de feminicídios registrados na região de Presidente Prudente caiu 37,5% em um ano, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Foram cinco casos registrados ao longo de 2025; no ano anterior, tinham sido 8. 

"O governo de São Paulo estruturou uma rede de políticas públicas para enfrentar a violência doméstica e garantir saúde, dignidade e autonomia às mulheres. Com o movimento SP Por Todas, o Estado ampliou o alcance das ações integradas, fortaleceu a rede de proteção e agora conta com 170 salas de DDMs [Delegacias de Defesa da Mulher] 24 horas, 142 unidades de DDMs, criação da Cabine Lilás e o tornozelamento de acusados de agressão contra mulheres", aponta o governo.

Desde 2023, em todo o Estado, houve crescimento de 21% em medidas protetivas e 11% em boletins de ocorrência de agressão. 

A atual gestão estadual criou a Secretaria de Políticas para a Mulher, pasta que articula ações a serem implementadas com outros órgãos estaduais, incluindo iniciativas desenvolvidas com a Segurança Pública. Além disso, foi pioneira no uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores, que já ultrapassam 1.100. Atualmente, são 188 indivíduos monitorados com o dispositivo. Desde o início do projeto, 112 foram presos por descumprirem a restrição. 

O aplicativo SP Mulher Segura soma 42,7 mil usuárias ativas, 1,6 mil boletins registrados e 6,9 mil acionamentos do botão de pânico (para acionamento policial imediato no caso de mulheres com medida protetiva).

Outra iniciativa criada em 2023, o Protocolo Não se Cale ampliou a rede de proteção com a capacitação de 135 mil profissionais de bares, restaurantes e eventos. A meta é alcançar 350 mil profissionais capacitados até 2026.

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas.

Publicidade

Veja também