Moradores promovem mutirão de limpeza pelas ruas do Maré Mansa

Organizadores do ato afirmam que ação se deu a partir do incômodo pelo lixo espalhado pelas vias, jogado pela própria população

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 18/06/2018
Horário 19:26
Cedida/Vitor Brandão - 12 pessoas participaram do movimento, que teve início próximo das 9h30 e seguiu até 12h
Cedida/Vitor Brandão - 12 pessoas participaram do movimento, que teve início próximo das 9h30 e seguiu até 12h

Os moradores do bairro Maré Mansa, em Presidente Prudente, após se sentirem incomodados com a quantidade de entulhos espalhados pelas ruas, resolveram realizar um mutirão de limpeza, que ocorreu no domingo, e objetivava, além da retirada de lixos das áreas públicas, conscientizar a população para a manutenção dos locais, já que os organizadores da ação atribuem a culpa aos próprios munícipes. No próximo dia 1º de julho um novo mutirão está agendado, mas desta vez no Parque Imperial, bairro que auxiliou no ato de domingo e também se preocupa com o meio ambiente. Para a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), a ação é importante, já que a administração precisa da ajuda da população.

Segundo Vitor Brandão, um dos moradores do Maré Mansa, 12 pessoas participaram do movimento, que teve início próximo das 9h30 e seguiu até 12h, já que todos estavam incomodados com os entulhos, sacolas plástica e diversos resíduos espalhados pelo bairro. “Mesmo com a limpeza correta por parte do poder público, os munícipes continuavam a sujar, por isso montamos um grupo no WhatsApp, há cerca de 15 dias e decidimos nos unir para a limpeza coletiva”, informa.

Ainda conforme Vitor, a quantidade de material recolhida foi superior ao que eles imaginavam, sendo que um caminhão da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) foi responsável por dar a destinação correta dos resíduos.

Já o presidente da Associação de Moradores do Parque Imperial, Paulo Ribeiro, que esteve em conjunto com o Maré Mansa no ato, lembra que a intenção maior é a de conscientizar a população, e afirma que esta é uma bandeira que deve ser carregada por toda a cidade. “Não basta cobrar o poder público, precisamos fazer nossa parte. Por isso, temos alguns voluntários nos bairros que vão servir de agentes fiscalizadores e monitorar quem está prejudicando nossas vias”.

Ao aderir a ideia, o Parque Imperial também realizará um mutirão, no domingo e 1º dia do mês de julho, que terá como ponto de partida a Rua Ricardo Anderson Cristófano. A atividade deve começar por volta das 9h30. “Aguardamos um número maior de pessoas em apoio à causa, pois a união faz a força”, acrescenta Paulo.

Poder público

Para o secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella, a participação popular é importante, já que auxilia na fiscalização, indicação de serviços e valorização do meio ambiente. “Mesmo com a limpeza correta, pedidos e colocação de placas de proibição, algumas pessoas ainda cometem o crime ambiental de depositar irregularmente os resíduos. Pedimos a colaboração de todos”, informa.

Já a Prudenco lembra que a iniciativa partiu dos moradores, e afirma que o caminhão responsável por recolher os materiais deu a “destinação correta” para todos os materiais. “A ação é importante, pois incentiva que não despejem lixos em locais inadequados, e preservem a limpeza de locais públicos e em conjunto para os moradores do bairro”.

Serviço

O próximo mutirão ocorre no dia primeiro de julho, no Parque Imperial, e o ponto de partida para o encontro é a Rua Ricardo Anderson Cristófano. A concentração está prevista para ocorrer às 9h30.

Publicidade

Veja também