Morre o fundador da rede P.B. Lopes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2021
Horário 15:15
Foto: Cedida
Pedro Lopes, diretor presidente da P.B. Lopes, faleceu terça-feira em Londrina
Pedro Lopes, diretor presidente da P.B. Lopes, faleceu terça-feira em Londrina

Faleceu na terça-feira (2 de fevereiro) em Londrina  (PR), o fundador e diretor presidente da Rede P. B. Lopes | Concessionária Scania, Pedro Barboza Lopes. Ele tinha 82 anos e deixa familiares, filhos, genro, noras, netos e uma grande rede de amigos.

Nascido em 6 de janeiro de 1939, Pedro Lopes era o primogênito dos pioneiros Amélia Barbosa Lopes e José Lopez Lopez. Empresário do segmento do transporte, atuou ao lado do pai na Irmãos Lopes no tempo em que ainda era concessionária Mercedes-Benz. Também com o pai e o irmão Manoel, trabalhou na Viação Santa Amélia em São Paulo, e na VUL – Viação Urbana Londrinense, serviço de transporte coletivo na cidade de Londrina, que mudaria o nome para TCGL, anos depois.

Em 1966, a Irmãos Lopes torna-se Concessionária Scania com filiais em Maringá (PR), Cuiabá (MT) e Rondonópolis (MT). Em 1997, Pedro Barboza Lopes e os irmãos Manoel, Maria e Zeca decidem dividir os negócios e iniciar uma nova etapa.

A Rede P. B. Lopes & Cia. Ltda. inicia as atividades em 1997, herdando o comando das filiais da Scania em Londrina e Maringá. No ano 2000, a P. B. Lopes adquire os territórios de Mato Grosso do Sul e sudoeste do estado de São Paulo e inicia a retomada de crescimento, com um ritmo intenso de trabalho, contribuindo de forma efetiva para a história do transporte brasileiro, como uma das principais concessionárias Scania do Brasil.

Em sua trajetória voltada para o transporte, Pedro Barboza Lopes foi presidente da Assobrasc (Associação Brasileira dos Concessionários Scania), mas também sempre esteve ligado à cidade de Londrina. Foi diretor da Sociedade Rural do Paraná, presidente do Londrina Country Club, além de realizar diversas atividades filantrópicas no extinto Mobral e também no Lar Anália Franco, na Casa do Caminho e no Hospital do Câncer de Londrina.

 

 

 

Publicidade

Veja também