Morre Roque Grosso, cirurgião dentista e fundador do “tricolor da Vila Industrial”

Profissional, que lutava contra câncer, faleceu nesta quarta-feira; no esporte, criou o Presidente Prudente Futebol Clube e incentivou formação de jogadores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/09/2022
Horário 14:43
Foto: Reprodução
Roque Grosso era presidente de honra do Presidente Prudente Futebol Clube
Roque Grosso era presidente de honra do Presidente Prudente Futebol Clube

Morreu nesta quarta-feira, aos 65 anos, o cirurgião bucomaxilofacial Roque Nanci Grosso, pai do titular da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Mateus Grosso.

Além da carreira na área da saúde, Roque também era o presidente de honra do Presidente Prudente Futebol Clube, conhecido carinhosamente como "tricolor da Vila Industrial", clube que ajudou a fundar ao lado do pai, Arlindo Grosso, falecido em 2013.

Roque lutava contra um câncer há alguns meses. O falecimento foi confirmado por volta das 6h desta quarta-feira. O corpo será sepultado amanhã, às 8h30, no Cemitério Municipal Campal.

Ele deixa dois filhos, três netos e esposa.

A Prefeitura e Câmara Municipal manifestaram pesar pela morte do cirurgião bucomaxilofacial.

Contribuição no esporte

Segundo a casa de leis municipal, o PPFC foi fundado no domingo de 9 de abril de 1989 por Roque, seu pai Arlindo Grosso, o irmão Ronaldo Nanci Grosso, além de Paulo Ponce Arroio, Edgar Xavier e Almir Fernando da Silva. Iniciou amador, com jogadores acima de 35 anos. A primeira partida ocorreu no mesmo dia de fundação, diante da equipe do Santa Catarina Esporte Clube, que ficou no empate em 2 a 2. A partida aconteceu em um campo próximo ao aeroporto e o time contava com 17 atletas no elenco.

Antes mesmo de ter um estatuto, o clube já contava com um time de masters e um infantil.

Logo em seguida, outra equipe foi formada para disputar o campeonato amador da cidade, filiando-se à Liga Prudentina de Futebol, que seguia as normas da Federação Paulista.

Em 2000, iniciou-se a construção de um centro esportivo na Vila Industrial, em um terreno conseguido por meio de comodato, onde também se estabeleceu a sede social do clube.

Em 2004, o time, que disputava o campeonato amador da cidade, conquistou o primeiro título da sua história: campeão amador da Liga Prudentina de Futebol. No ano seguinte, tornou-se bicampeão da competição depois de uma final disputada no Estádio Paulo Constatino (Prudentão), na qual venceu a equipe do Santos/Hinomoto por 2 a 1.

Devido ao sucesso, o clube resolveu se profissionalizar. Assim, no ano seguinte, o PPFC formou diretoria e comissão técnica e passou a integrar o quadro da Federação Paulista de Futebol para disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em 2006.

"O Legislativo prudentino já lhe concedeu congratulações em diversas ocasiões para reconhecer os serviços prestados no âmbito esportivo, sendo um dos grandes incentivadores na formação de jogadores de futebol, além das conquistas do PPFC, e, ainda, por sua atuação profissional e trabalhos voluntários para a comunidade", expõe a Câmara.

Foto: Cedida - Roque e o filho Mateus Grosso, secretário municipal de Obras

Publicidade

Veja também