Morrer e viver

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 09/05/2021
Horário 06:00

A Páscoa ecoa seu brado de vitória. Chegamos no 6º e último Domingo da Páscoa, porém, a certeza da vida sobre a morte deve nortear nossa caminhada. Por isso, ao finalizarmos o Ciclo Pascal, quero hoje refletir sobre a morte. Não nos esqueçamos: somos cristãos. Para nós existe uma beleza na morte. Cremos que a morte é a porta de entrada para a vida eterna e feliz com Deus. Cremos que o Nosso Deus é o Senhor da vida e não da morte. Todos estamos acostumados à normalidade da vida: horários, compromissos, trabalho, momentos de descanso. Todos pensamos que será sempre assim. Mas um dia, Jesus chamará e dirá: ‘Vem!’ O chamado virá e será uma surpresa, mas depois, uma surpresa ainda maior surgirá: conheceremos a face de Jesus e desfrutaremos para sempre de Sua companhia. Não se acostume e ache que estar aqui seja a eternidade. Haverá um dia em que você será levado e o outro ficará. A beleza da morte, está no encontro com o Senhor. Faça de tudo, mas, sempre olhando para “lá”, para o dia em que o Senhor vier nos buscar para ir com Ele. Morte não é um salto no vazio, mas, para os braços de Deus. O cristão autêntico não teme a morte. A encara como o nascimento para a vida abundante. Se somos de Deus na vida, continuaremos a ser na morte. O amor supera a morte. O nosso morrer não é o fim, mas, o início da vida que não conhece a morte. A vida verdadeira somente chega morrendo. A morte não é o grande susto e, sim, a grande esperança. Morte sempre é possibilidade de vida. Ela carrega em si a esperança do divórcio entre: existência e dor. Sofrimento "aqui". Deleite eterno "lá". "Aqui" é nosso peregrinar, muitas vezes penoso. "Lá" é a amizade com Deus, sempre plena. Ama-se a vida terrena. E deve ser assim! Mas é preciso amar a vida eterna também. Amamos aquilo que desejamos possuir. Viver "aqui" é bom, apesar das batalhas travadas diariamente. No olhar da fé, morrer é dia de premiação aos que merecem. Morrer é fechar os olhos para ver melhor. Viver "aqui" é abrir os olhos e tentar ver. Enquanto estamos "aqui", vivamos querendo o "lá" em Deus! Mas saiba que viver é caminhar para a morte. E morte é vida! Não há nada de espantoso nisso! Como eu disse: morrer é entrar na vida! Entrará somente quem portar a senha. A senha é amar! Ame hoje, para amanhã ganhar o céu! "Aqui" choramos, "lá" sorriremos de modo perene! A eternidade depende da morte. Páscoa é isso: nos marcar para a vida. Faça algo agora para ser digno do amanhã que não tem fim! (autor: padre Rafael Moreira Campos).

MINI SERMÃO:

6º Domingo da Páscoa (Jo 15,9-17)
É uma ordem: “amai-vos uns aos outros”. Para um mundo abatido, apresente o Amor. Somente ele é causa de uma alegria real. Permaneça no Amor de Jesus. Aquele que não ama não tem a base necessária para obedecer aos mandamentos de Jesus. Assim como de um só tronco nascem muitos ramos, assim também muitas virtudes derivam do Amor. Onde há Amor, nada falta. Este Amor deve se distinguir daquele que os homens dizem ser amor. Por isso, Jesus diz: “como eu vos amo”. Ame como Jesus amou. Aqueles, cujo Amor busca o Amor de Deus, amam-se com verdade. Quem ama a Deus, faz o que Ele manda, então, ame ao próximo, pois Deus manda. Éramos maus e fomos escolhidos para que fôssemos bons por meio da graça daquele que nos escolheu. Exagere ao amar! (autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA DO BISPO – DOM BENEDITO GONÇALVES DOS SANTOS

Quarta-feira dia 12 de maio: Investidura de novos MECE’s, às 19h – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Taciba.
Quinta-feira dia 13 de maio: Missa Solene N. Sra. de Fátima, às 19h30 – Paróquia N. Sra. de Fátima, Pres. Prudente.
Sexta-feira dia 14 de maio: Crisma, às 19h30 – Santuário Santa Terezinha, Presidente Prudente.
Sábado dia 15 de maio: Missa Lar São Rafael, às 07h30 – Presidente Prudente.
Domingo dia 16 de maio: Missa Catedral, às 08h e às 10h – Presidente Prudente.
                                            Crisma Paróquia São José, às 15h – Álvares Machado.

MENSAGEM DO PAPA:
Francisco cria ministério de catequista. Na terça-feira, 11 de maio, será apresentado o Motu proprio "Antiquum ministerium". Francisco diz que "esta forma de serviço que se realiza na comunidade cristã" deveria ser reconhecida "como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja". O Motu proprio, portanto, estabelecerá o ministério de catequista, desenvolvendo a dimensão evangelizadora dos leigos desejada pelo Concílio Vaticano II. Este é o momento – disse o papa – de ser artífices de comunidades abertas que sabem valorizar os talentos de cada um. É o tempo para as comunidades missionárias, livres e abnegadas, que não procuram relevância nem vantagem, mas que percorrem os caminhos do povo do nosso tempo, inclinando-se sobre os que estão à margem. (Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/)


Padre Rafael Moreira Campos
Vigário da Paróquia São João Batista – Pirapozinho/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Veja também