Morte de adolescente em UPA é registrada como homicídio e omissão de socorro

Jovem de 16 anos faleceu na madrugada deste domingo, na unidade do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, depois de ter sido liberado com bronquite asmática

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 18/03/2024
Horário 10:37
Foto: Maurício Delfim Fotografia
No sábado, menor foi levado para UPA, onde foi medicado e recebeu alta médica
No sábado, menor foi levado para UPA, onde foi medicado e recebeu alta médica

Será sepultado às 14h desta segunda-feira, no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente, o jovem de 16 anos, que faleceu na madrugada deste domingo, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência, pela Polícia Civil, como omissão de socorro que resultou em morte e homicídio culposo provocado por inobservância de regra técnica de profissão. 
O boletim expõe que, na madrugada deste domingo, uma pessoa compareceu na Delegacia Seccional informando que seu irmão, o jovem de 16 anos, havia falecido na UPA. Afirmou que fazia um mês que o adolescente começou a reclamar de falta de ar e passou por consulta médica, sendo diagnosticado com bronquite asmática. No sábado, por volta das 22h, sua irmã e sua mãe o levaram para a UPA, pois reclamou de falta de ar, onde foi medicado e recebeu alta médica. 
Na madrugada de domingo, novamente sentiu-se mal, com falta de ar, e foi levado para o HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), onde foi medicado e orientado a utilizar a bomba para asma por sete dias e, caso piorasse, para voltar, pois seria necessária internação. “Mas, por volta das 4h, o jovem ainda estava se sentindo mal e novamente foi levado para a UPA, local onde veio a óbito”, aponta o registro.
O boletim ainda informa que o jovem não sofria nenhuma doença ou tinha qualquer problema de saúde, além da bronquite diagnosticada. “Diante do aqui relatado, se registra o presente boletim para melhor apuração dos fatos pela delegacia de área do fato, com juntada de laudo do IML [Instituto Médico Legal], análise de ficha clínica e oitiva formal dos envolvidos”, ressalta o documento.

Serviços de saúde
Sobre o caso, o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), responsável pela gestão das UPAs de Prudente, afirma que presta toda assistência aos usuários e colaborará com as investigações policiais, para a devida elucidação do caso. Já a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, declarou que “presta profunda solidariedade aos familiares e informa que já entrou em contato com a administração do Ciop para obter informações sobre o atendimento ofertado ao paciente”. “A administração municipal está à disposição para prestar todo o auxílio necessário às investigações relacionadas ao caso”, frisa. Já o HR, em nota, pontua que lamenta profundamente o ocorrido e atua para apurar o caso, com transparência e agilidade.

Publicidade

Veja também