MORTE POR DENGUE HEMORRÁGICA

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 31/01/2020
Horário 03:02

Ocorreu de novo. Presidente Venceslau está chorando a morte de mais uma pessoa por dengue hemorrágica. Um homem de 43 anos não suportou as consequências da doença e faleceu na madrugada de ontem.

É A SEGUNDA NESTE ANO

No dia 17, outra morte foi registrada na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, também por dengue hemorrágica, um homem de 42 anos. No primeiro episódio, a população abriu um sinal de alerta quanto à presença da doença em seu meio, mas agora a gente sente certa agonia em cada um.

É PRECISO COMBATER O MOSQUITO

Presidente Venceslau passa por um momento de alerta de seus problemas e um deles é a cidade suja, sem controle da municipalidade e dos próprios moradores com áreas abertas e verdes. Muitos terrenos baldios se encontram com mato e resíduos de lixo.

DIFICULDADE NESTA ÉPOCA DO ANO

Este problema sempre surge nesta época do ano, quando as chuvas são intensas. A cada precipitação, fica um rastro pelo caminho, exatamente onde estão as pessoas que não cuidam de seus quintais, observando se existem vasilhas que possam acumular água.

CRIADOUROS OCULTOS           

A desatenção ou desinteresse de muitos pela “questão dengue” acaba incidindo diretamente na vida de outras pessoas que mantêm a sua área de convivência limpa. O mosquito nasce da larva, sai do seu criadouro sujo e vai à busca de alimento, o sangue humano, há muitos metros de distância.

O QUE QUER DIZER?

Isto quer dizer que os “sujões”, que não ligam para sua propriedade, podem ser os causadores indiretos da doença e até morte de outros. Tenha cuidado. Faça sua parte. Se cada um agir assim, o problema passa longe de sua comunidade. Esse recado vale para todos.

UM DETALHE

Não basta capinar o terreno. É necessário retirar também qualquer resíduo, ou seja, sempre em locais ermos, sem controle, alguns jogam pequenas quantidades de lixo, que vão se acumulando. São copos, garrafas de plástico e outros tipos de embalagens inservíveis. O sol, ação do vento, pequenos animais e até de homens, fazem que estes materiais se rompam, dando abertura para a entrada de água. Tudo isso precisa ser retirado.

BATALHÃO TEM NOVO COMANDO

Ontem conheci o major Carlos Olivetti, 48 anos. Ele está no comando interino do 42º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Venceslau. Junto com os demais comandantes de sua equipe de trabalho, faz visita às autoridades e imprensa. O Batalhão de Presidente Venceslau, apesar do tamanho da cidade, é um dos mais movimentados do Estado, devido à presença de dois presídios de segurança máxima.

CÂMARA MUNICIPAL

Os trabalhos no Legislativo venceslauense retornam na segunda-feira que vem, dia 3. Será realizada a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal do ano, marcando a volta do recesso dos vereadores.

RACHÃO DE BIKE

Presidente Venceslau viveu uma grande promoção no domingo passado. Adriano Pardini esteve à frente do Rachão de Bike, feito na vicinal SP20, que liga Venceslau a um aterro caído no Rio Santo Anastácio, em direção a Marabá Paulista. Mais de 150 participantes, reunindo as categorias “Speed” e “Mountain Bike”. O atleta conhecido como “Canibal” venceu a prova Speed, obtendo tempo de 1h47 minutos em 76 quilômetros. Ele é do Mato Grosso do Sul.

CAMPEÃO SOCIETY DE 2019

Na segunda-feira, foram realizadas as duas finais do Campeonato Municipal de Futebol Society de Presidente Venceslau. A AABB jogou nas duas modalidades, Master e Livre. Na primeira enfrentou o Vila Luíza e venceu por 5 a 3. Na Livre, o confronto foi contra a Polícia, quando perdeu por 2 a 1. Foi um evento esportivo importante, atraindo mais de 400 pessoas na arquibancada da Associação dos Servidores Militares de Presidente Venceslau.

Veja também