Mostra apresenta curiosidades sobre modalidades esportivas e permite interação com público

Exposição “Esporte, Curiosidade e Acessibilidade” é promovido pelo Sesc Thermas e permanece no Centro Cultural Matarazzo até o dia 3 de março

VARIEDADES - ROBERTO KAWASAKI

Data 30/01/2019
Horário 08:00
Marcio Oliveira: Atividade promovida pelo Sesc Thermas de Prudente ocorre até o dia 3 de março, no Centro Cultural Matarazzo
Marcio Oliveira: Atividade promovida pelo Sesc Thermas de Prudente ocorre até o dia 3 de março, no Centro Cultural Matarazzo

Os amantes de atividades esportivas podem conferir a exposição “Esporte, Curiosidade e Acessibilidade” na galeria Takeo Sawada e sala de convivência do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Até o dia 3 de março, a mostra, que é promovida pelo Sesc Thermas, apresenta ao público informações e curiosidades sobre diversas modalidades esportivas, com o objetivo de conscientizar a comunidade a praticar atividade física regularmente. Desde o dia 17 deste mês a exposição tem recebido grande parte do público infantil, mas, também é aberta a todos que queiram conferir histórias curiosas a respeito das modalidades.  

O monitor de esporte do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, acredita na importância em levar o conhecimento das atividades ao público, principalmente quando há a vivência da modalidade. “Essa estratégia provoca o acesso a diversas práticas, até mesmo por meio de festivais, exposições dentre outros eventos. Desta forma, é possível olhar o esporte com outra perspectiva que poderá contribuir para a pessoa comece a ter novos hábitos saudáveis no dia a dia”. E é de maneira lúdica que a curiosidade em conhecer o funcionamento esportivo desperta o interesse em conhecer um pouquinho mais sobre a prática.

 

O aprendizado que a mostra oferece é bastante rico para quem vem entender um pouco do esporte

Sueli Pereira

bibliotecária

 

Antes de abrir a exposição ao público, tudo foi muito bem pensado e organizado para que os frequentadores parassem para pensar nos benefícios do esporte. Há figuras que retratam todos os tipos de modalidades, bem como materiais utilizados em esportes, a exemplo das barreiras de salto do atletismo. E não adianta ficar apenas olhando, é preciso interagir. “Está tudo montado em uma área que respira cultura, e é muito coerente que a instalação permita a proximidade, ainda mais de maneira gratuita a todos os públicos”, afirma Daniel.

 

Olhar de quem está perto

Sueli Pereira, bibliotecária, contadora de histórias no Centro Cultural Matarazzo. Desde o começo da mostra ela pôde estar perto das crianças, e observar com emoção os olhos dos pequeninos quando entraram em contato com a parte prática dos materiais disponibilizados. “O aprendizado que a mostra oferece é bastante rico para quem vem entender um pouco do esporte. Além da parte prática, que foi o que mais chamou a atenção das crianças, elas também puderam pesquisar, ler e questionar sobre tudo o que viram, o que considero importante”, salienta Sueli.

Dentre os diversos materiais, o que mais surpreendeu os visitantes foi a instalação de uma gelatina no espaço dedicado ao nado sincronizado. Enquanto as meninas estão na água, “a sobremesa” é utilizada para fixar melhor o cabelo, algo que não é comum de fazer no dia a dia. Outro destaque da exposição é a réplica do tênis do jogador de basquete Shaquille O’Neal. Além da atuação no jogo, o americano também é conhecido pelo tamanho do tênis: número 56. São muitas as curiosidades que valem a pena ser conferidas, com fatos relacionados ao ciclismo, tênis de mesa, vôlei, esgrima, polo aquático, dentro outros.

 

SERVIÇO

A exposição “Esporte, Curiosidade e Acessibilidade” segue até o dia 3 de março. Os horários para visitas são de segunda a sexta-feira das 8h30 às 22h, domingos e feriados a partir das 16h. A mostra ocorre na galeria Takeo Sawada e sala de convivência do Centro Cultural Matarazzo. O endereço é Rua Quintino Bocaiuva, 749, na Vila Nova em Presidente Prudente.

 


 

 

 

 

Publicidade

Veja também