Mostra de fotos na Unoeste traz fragmentos da história da cidade

As fotos antigas são em tamanhos maiores e em preto e branco, sendo as atuais coloridas.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2014
Horário 08:57
 

Em cinco painéis utilizados em frente e verso são apresentas 37 fotos históricas de Presidente Prudente, juntamente com igual número de imagens atuais e feitas em menor número que possibilitam comparações entre passado e presente. Cedida pelo município à Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária), a exposição fotográfica "Memória Prudentina" permanece durante uma semana nas partes superior e inferior da rampa de acesso ao bloco B3 no campus da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), e no saguão do piso térreo.

Jornal O Imparcial Estudantes apreciam painel da mostra instalada na universidade

O trabalho de pesquisa do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto foi produzido pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e Sesc Thermas.

Devidamente legendadas, as imagens retratam as duas praças mais antigas da cidade, a Nove de Julho e a da Bandeira; o mais antigo bairro que é vila Marcondes e que abrigou empresas de beneficiamentos de produtos agrícolas como as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Também são apresentados o Colégio São Paulo (1930) e as escolas Instituto de Educação (IE) Fernando Costa (1941) e Adolpho Arruda Mello (1925). Outras fotos são de vias públicas, hospitais, transportes, entretenimento e boemia, igrejas, cinemas e primeiras moradias. As fotos antigas são em tamanhos maiores e em preto e branco, sendo as atuais coloridas.

Instalada na Unoeste, a exposição está inserida no Mês da Responsabilidade Social e se associa às comemorações oficiais dos 97 anos da fundação de Presidente Prudente, com aniversário no domingo. Na condição de presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), cargo em caráter de voluntariado exercido em nome da universidade, o professor Josué Pantaleão da Silva obteve a cessão do material pelo museu e formulou a proposta à pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes Almeida de Oliveira Lima. Houve o aceite, com a exposição instalada por uma semana, finalizando na próxima segunda-feira.
Publicidade

Veja também