Movimentação de passageiros cai 5,6% em PP

Para a administração do Aeroporto Estadual de Prudente, a razão da queda foi a exclusão de voo pela Gol Linhas Aéreas

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 09/05/2015
Horário 08:46
 

 

A movimentação de passageiros no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente teve uma queda de 5,65% em março, com um decréscimo de 1.304 passageiros. Em 2013, no mês analisado, 19.946 passageiros haviam embarcado e desembarcado no aeroporto prudentino, dado que cresceu para 23.084 em 2014. No entanto, neste ano, a movimentação no mês caiu para 21.779 – período em que a Gol Linhas Aéreas excluiu um de seus voos para a capital paulista, e ainda promoveu alterações na rota.

De acordo com o administrador do aeroporto de Prudente, Luiz Carlos Carrion, a tendência no mês de março era receber um aumento na movimentação de usuários, visto que a maioria dos clientes são executivos e não trabalha em feriados como o de carnaval, por exemplo. Para o administrador, a razão da queda foi a exclusão do voo pela companhia.

Além de diminuir seus voos para São Paulo, a empresa redirecionou os que permaneceram para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), medida que gerou insatisfação entre a população prudentina. Conforme Marcos Antônio Carvalho de Lucas, diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), autoridades seguem em negociação com a companhia para que ela torne o Aeroporto de Congonhas novamente o destino de um de seus voos, medida que ainda é estudada pela Gol.

Fevereiro também registrou um decréscimo de 3% na movimentação de passageiros, quando o dado foi de 21.776 para 20.947, de modo que janeiro foi o único mês com aumento no indicador (17,6%), período em que 24.051 pessoas embarcaram nos voos, contrapondo as 20.411 registradas em 2014. No total do balanço trimestral, permaneceu aumento de 6,6% na movimentação (42.187 no ano passado e 44.998 neste ano).

De acordo com Lucas, os números refletem que mesmo com a perda de voos, Prudente conta com um aeroporto que "está em expansão e tem um grande potencial que não tem sido percebido pelas companhias aéreas". Ele salienta que a estatística poderá ser influenciada também com a suspensão temporária de um voo da Azul Linhas Aéreas por dois meses, medida que passou a vigorar em maio. "Mesmo assim, acredito que a movimentação se manterá alta", considera.

Nos dados referentes aos voos regulares, houve acréscimo de 12,9% - 654 voos neste ano contra 579 no anterior, dado influenciado pelo acréscimo do voo da Azul para Cuiabá (MT), disponível a partir de fevereiro deste ano (mês em que o número de voos regulares foi de 294 para 340 no aeroporto prudentino). Em março, o número de voos regulares (346) seguiu maior do que o do ano passado (309), mas com um acréscimo inferior.
Publicidade

Veja também